• Mundo

    Friday, 28-Jun-2024 06:51:49 -03

    Paquistão condena à morte seis islamitas por massacre em escola

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/08/2015 08h54

    A Justiça militar do Paquistão sentenciou seis militantes islamistas à morte por diversos crimes, incluindo ligações com o ataque do grupo radical Taleban em uma escola em dezembro.

    Segundo um comunicado do Exército paquistanês publicado nesta sexta-feira (14), os militantes confessaram diante dos tribunais terem colaborado com o ataque na cidade de Peshawar, no nordeste do país.

    Na ocasião, seis atiradores do Taleban disfarçados de militares invadiram uma escola gerida pelo Exército e mataram 145 pessoas, em sua maioria crianças, antes de serem mortos pelas forças de segurança.

    O comunicado também informou que os julgamentos foram justos e que os condenados poderão recorrer das sentenças.

    Trata-se das primeiras condenações relacionadas ao massacre em Peshawar, que chocou o país e levou o governo paquistanês a retomar a aplicação da pena de morte –a medida havia sido suspensa em 2008.

    Desde então, pelo menos 180 pessoas foram executadas no país. Segundo a Anistia Internacional, apenas o Irã e a China executaram mais prisioneiros que o Paquistão neste ano.

    Além disso, um mês após o ataque do Taleban, o Parlamento paquistanês aprovou que cortes militares julguem civis acusados de crimes relacionados ao terrorismo.

    O Paquistão tem 190 milhões de habitantes e enfrenta uma insurgência liderada por militantes islamitas do Taleban e de outras facções.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024