• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 20:54:50 -03

    Flórida declara estado de emergência por aproximação de tempestade Erika

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    28/08/2015 10h55 - Atualizado às 19h11

    O Estado americano da Flórida e Cuba decretaram nesta sexta-feira (28) estado de emergência pela aproximação da tempestade tropical Erika. O fenômeno natural deixou pelo menos 12 mortos na ilha caribenha da Dominica.

    As fortes chuvas provocadas pela tempestade atingiram durante todo o dia a República Dominicana, mas começou a perder força ao cruzar as montanhas da ilha Espanhola em direção ao Haiti.

    A pequena ilha de Dominica, onde outras 20 pessoas ficaram feridas, sofre com os deslizamentos de terra e as pontes derrubadas, dificultando o acesso das equipes de resgates às regiões mais afetadas.

    O primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, pediu às pessoas que ajudem a limpar ruas e estradas para retirar a lama e as árvores caídas. A tempestade passou com ventos de velocidade de mais de 90 km/h.

    Porém, devido à passagem pelas áreas montanhosas da Dominica e da República Dominicana, a tormenta será menor na Flórida. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, ela chegará ao local como depressão tropical.

    Inicialmente, a estimativa é que cidades como Orlando e Tampa fossem atingidas de forma mais intensa. O temor é que a tempestade provocasse fortes enchentes como as ocorridas durante a passagem do Wilma, em 2005.

    Na quarta (26), Erika passou por Porto Rico, deixando mais de 200 mil pessoas sem energia elétrica e provocando prejuízos avaliados em US$ 5 milhões para a agricultura. No entanto, ninguém ficou ferido.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024