• Mundo

    Friday, 03-May-2024 01:26:49 -03

    Morre o brasileiro comandante da missão da ONU no Haiti

    DE SÃO PAULO

    DE BRASÍLIA

    31/08/2015 06h51

    O general José Luiz Jaborandy Júnior, 57, que comandava a missão da ONU no Haiti, morreu de causas naturais, neste domingo (30), de acordo com informações do Exército.

    O militar passou mal durante uma viagem em voo comercial, que partiu de Miami com destino a Manaus. De acordo com o Exército, o general sofreu um mal súbito e morreu ainda no avião.

    A aeronave retornou aos Estados Unidos –ainda não há data definida para liberação do corpo.

    Joel Silva/Folhapress
    O general José Luiz Jaborandy Júnior, 57, que comandava a missão da ONU no Haiti
    O general José Luiz Jaborandy Júnior, 57, que comandava a missão da ONU no Haiti

    A principal hipótese é a de que o militar tenha sofrido um infarto fulminante.

    Jaborandy assumiu em março do ano passado a missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, em substituição ao general Edson Leal Pujol. Ele comandava um grupo de 5,7 mil homens, de 21 países.

    Em nota, o ministro Jaques Wagner (Defesa) expressou "surpresa" diante do "falecimento prematuro" do general. "Estive recentemente com ele em Porto Príncipe, durante visita oficial ao Haiti. Em nossa reunião de trabalho pude constatar o militar comprometido com a causa da pacificação e seu poder de liderança. À família, colegas do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, as minhas mais sinceras condolências", disse.

    A presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte do general e destacou sua "dedicação, profissionalismo e espírito de liderança" à frente da missão no Haiti. "O país perde um grande brasileiro. Transmito minhas condolências aos familiares e amigos do general Jaborandy", afirmou em nota.

    Antes de embarcar ao Haiti, o general comandou a 8ª Região Militar, em Belém (PA), ligada ao Comando Militar do Norte.

    O general entrou no Exército em 1976 e serviu como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército.

    O militar também serviu como observador do Onuca (Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central) e da Onusal (Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador).

    Jaborandy se formou na Escola de Comando e Estado-Maior do Brasil e no Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024