• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 22:59:09 -03

    Primeiro-ministro da Austrália é substituído por rival moderado

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/09/2015 11h29

    O Partido Liberal, que governa a Austrália desde 2013, decidiu nesta segunda-feira (14) substituir o líder da legenda e primeiro-ministro, Tony Abbott, após meses de disputas internas e quedas de popularidade.

    O desgastado e conservador Abbott perdeu uma votação secreta entre membros do partido por 54 votos a 44 para o multimilionário e atual ministro das Comunicações, Malcolm Turnbull. A ministra das Relações Exteriores, Julie Bishop, havia declarado apoio a Turnbull e foi reeleita líder adjunta da sigla.

    Greg WOOD/Mark Graham/AFP
    (FILES) This combo of file photos shows Australia's Communications Minister Malcolm Turnbull (R) speaking at a press conference in Sydney September 24, 2013 and Australian Prime Minister Tony Abbott (L) speaking to the media during a press conference at Parliament House in Canberra on September 9, 2015. Turnbull on September 14, 2015 announced he would challenge Prime Minister Tony Abbott for the leadership, saying the country needed a new style of leadership after resigning as communications minister. AFP PHOTO / FILES / Greg WOOD / Mark GRAHAM ORG XMIT: CBR021
    Montagem mostra os rivais Tony Abbott (à esq.), e Malcom Turnbull

    "O primeiro-ministro não tem sido capaz de garantir a liderança econômica de que nossa nação necessita", disse Turnbull antes da votação. "Precisamos de um estilo diferente de liderança."

    Em fevereiro, Abbott havia sido submetido a um voto de confiança no partido e continuou no poder.

    Diferentemente de Abbott, o novo premiê é mal visto pela ala à direita do Partido Liberal por apoiar o casamento gay, a taxação por emissão de carbono e a mudança do sistema político para a república —atualmente, a chefe de Estado australiana é a rainha britânica, Elizabeth 2ª.

    Com a troca de liderança, o Partido Liberal busca recuperar sua popularidade para tentar se manter no poder após as eleições gerais marcadas para setembro de 2016.

    Pesquisas de opinião mostram que Turnbull é mais popular que seu rival, Abbott, mas muitos dos que o preferem são eleitores do Partido Trabalhista, de centro-esquerda.

    A substituição do primeiro-ministro da Austrália é mais um episódio de instabilidade política, sendo Turbull o quarto premiê em apenas dois anos.

    Atualmente, o governo enfrenta o fim de um período de prosperidade econômica alavancado pela extração de carvão mineral, atividade que evitou que o país entrasse em recessão durante a crise financeira global iniciada em 2008.

    #CEBOLAS

    tweet

    Após o anúncio da deposição de Abbott, australianos começaram a publicar nas redes sociais fotos de cebolas fora de suas casas junto à hashtag #putoutyouronions (#ponhasuascebolasparafora, em tradução livre).

    A brincadeira faz referência a uma gafe cometida pelo premiê, quando visitava uma fazenda na Tasmânia. Na ocasião, Abbott deu uma mordida em uma cebola com casca.

    vine

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024