• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 18:49:47 -03

    Turistas mexicanos dizem ter sido atacados por aviões no Egito

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    14/09/2015 12h23

    A secretária de Relações Exteriores do México disse que os turistas sobreviventes de um ataque militar egípcio relataram "ter sofrido um ataque aéreo com bombas lançadas por um avião e helicópteros".

    O grupo foi confundido com um grupo terrorista durante uma travessia do deserto no domingo (13). Ao menos dois dos 12 mortos e seis dos dez feridos são mexicanos.

    Claudia Ruiz Massieu também afirmou que autoridades egípcias prometeram formar uma comissão de investigação, liderada pelo primeiro-ministro do país.

    O grupo, que viajava em quatro veículos off-road, havia parado para fazer um churrasco nas proximidades do deserto de Bahariya. Segundo fontes do governo, eles foram alvejados primeiro por aeronaves.

    Assim que o comboio tentou fugir, forças em terra começaram a persegui-los.

    Mohamed El-Shahed/AFP
    Newly appointed Egyptian Tourism Minister Khaled Ramy leaves Dar al-Fouad Hospital in a western Cairo suburb following a visit to injured tourists who were mistakenly targeted by a joint police and military operation "chasing terrorist elements", on September 14, 2015. Egyptian security forces have mistakenly killed 12 people including Mexican tourists while chasing jihadists in the country's vast Western Desert, drawing condemnation and calls for an investigation from Mexico. AFP PHOTO / MOHAMED EL-SHAHED ORG XMIT: MSH180
    Ministro do Turismo egípcio, Khaled Ramy após visita a turistas atacados por engano

    A facção insurgente, afiliada à milícia radical Estado Islâmico, já matou centenas de soldados e policiais no Egito.

    Segundo as autoridades do país, os veículos entraram em uma área restrita do deserto sem permissão e sem informar as autoridades.

    CONDOLÊNCIAS

    Ibrahim Mehleb, o primeiro-ministro em exercício do Egito, também visitou os feridos, num hospital do Cairo.

    "Estamos ao lado do povo mexicano na tragédia. As circunstâncias envolvendo o incidente são parte da luta do Egito contra o terrorismo. O lado mexicano está recebendo o melhor atendimento possível", disse.

    "Este é um incidente doloroso e eu expresso as minhas mais profundas condolências ao povo egípcio e aos nossos colegas mexicanos."

    O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse no Twitter que seu governo "condena estes atos contra nossos cidadãos" e que pede uma investigação profunda do caso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024