• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 23:42:30 -03

    Após vencer eleição, Alexis Tsipras faz juramento como premiê da Grécia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    21/09/2015 17h44

    Alexis Tsipras prestou juramento nesta segunda-feira (21) como primeiro-ministro da Grécia ante o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, depois de vencer com folga as eleições legislativas de domingo.

    Em uma cerimônia civil no palácio presidencial, no centro de Atenas, o líder do partido de esquerda Syriza jurou "guardar a Constituição e as leis do país".

    Tsipras começou a trabalhar nesta segunda na formação de um governo encarregado de aplicar as reformas econômicas exigidas pelos credores em troca de mais financiamento.

    Alkis Konstantinidis/Reuters
    Alexis Tsipras (esq.) é empossado premiê pelo presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos
    Alexis Tsipras (esq.) é empossado premiê pelo presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos

    Ele vai participar em uma reunião com o chefe do partido de direita Gregos Independentes, Panos Kammenos, com quem repetirá a coalizão formada em janeiro, quando venceu pela primeira vez.

    Juntos, terão uma maioria de 155 deputados no Parlamento, em um total de 300.

    Tsipras se impôs com uma vitória esmagadora nas eleições de domingo e ganhou sua aposta de convocar novas eleições para recuperar impulso político depois de concluir o terceiro plano de resgate do país.

    ELEIÇÃO GREGA - Veja como será composto o novo Parlamento (em %)*

    Ele se comprometeu a cumprir as condições do novo resgate, de aproximadamente € 86 bilhões e previsto para três anos.

    Prometeu, no entanto, que sua aplicação buscará proteger os mais vulneráveis e que lutará pela redução da dívida pública pública do país, que com o novo plano chegará a 200% do PIB.

    Com cerca de 90% dos votos apurados, o partido de esquerda Syriza, liderado pelo ex-primeiro-ministro, teve 35,53% dos votos, com vantagem de mais de sete pontos sobre seu grande rival Nova Democracia, de Evangelos Meimarakis, que teve 28,05% dos votos e reconheceu sua derrota e parabenizou Tsipras.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024