• Mundo

    Friday, 17-May-2024 06:23:31 -03

    Papa pede que bispos dos EUA acolham imigrantes latinos sem medo

    THAIS BILENKY
    DE NOVA YORK

    23/09/2015 14h41

    Diante da grave crise imigratória no planeta, o papa Francisco lembrou de sua própria origem para pedir que a Igreja Católica nos Estados Unidos, com sua "vasta riqueza material e espiritual", acolha imigrantes.

    Em encontro com bispos na catedral de São Mateus, em Washington, nesta quarta-feira (23), Francisco —que é argentino, filho de pais italianos— disse falar não apenas como bispo de Roma, mas como "pastor que vem do Sul".

    "Sinto a necessidade de agradecê-los e encorajá-los. Talvez não seja fácil para vocês ler a alma [dos imigrantes]. Talvez vocês sejam testados por sua diversidade. Mas é certo e, mantenham isso em mente, que eles também têm recursos a dividir. Então, abram os braços a eles sem medo."

    .

    A população latina ganha cada vez mais espaço na Igreja Católica americana. Estudo do Boston College mostra que, em 1980, 25% dos católicos americanos tinham origem latina. Agora são 40%. Mas apenas 10% dos bispos têm ascendência hispânica.

    Até a tradutora que convertia do espanhol para o inglês deixou escapar ao final da fala de Francisco um elogio: "Bem, isso foi muito bom".

    .

    PEDOFILIA

    O pontífice também disse que casos de abuso sexual de crianças e adolescentes por sacerdotes não deveriam se repetir. A credibilidade da Igreja Católica no país foi duramente afetada nos últimos anos devido aos escândalos sexuais.

    Em junho, o papa aceitou a renúncia de dois bispos americanos denunciados por negligência no caso de um padre preso por abuso sexual de crianças.

    "Tenho ciência da coragem com que vocês enfrentaram momentos difíceis na história recente da igreja neste país, sem medo de autocríticas, a despeito do custo da mortificação e enorme sacrifício", declarou.

    "Eu sei quanta dor nos últimos anos pesou sobre seus ombros, e eu dei apoio a todo o seu generoso compromisso de trazer alívio às vítimas e trabalhar para que estes crimes nunca mais se repitam", disse.

    Em mensagem mais direta sobre o papel dos sacerdotes na Igreja Católica, ele pediu aos bispos que mantenham a evangelização no país, fujam da tentação do narcisismo e garantam a unidade da religião.

    "Sejam pastores próximos às pessoas, pastores que sejam vizinhos e serventes. Encontrem maneiras de incentivar seu crescimento espiritual, evitem cair na tentação de serem simples tabeliães e burocratas."

    O papa foi especialmente aplaudido quando um bispo transmitiu suas "desculpas" por não poder cumprimentar a todos os presentes.

    O encontro com os bispos na catedral de São Mateus ocorreu depois de visita ao presidente Barack Obama à Casa Branca. Depois da reunião, ele passeou em carro aberto pelas avenidas da capital americana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024