• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 06:40:21 -03

    Dilma corre para fechar pacote do clima a dois dias de apresentar metas

    MARINA DIAS
    ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

    25/09/2015 14h54

    A dois dias da apresentação das metas do Brasil para a redução de emissões de gases do efeito estufa, o INDC, a presidente Dilma Rousseff deixou a sede da ONU nesta sexta-feira (25) antes do previsto para fechar os detalhes do pacote, que deve contar com uma meta numérica para ser divulgada no domingo (27).

    Segundo a programação oficial, a presidente assistiria ao discurso do papa Francisco e participaria da abertura da Conferência das Nações Unidas para a agenda de desenvolvimento sustentável, mas saiu logo após a fala do pontífice para uma reunião de trabalho.

    Andrew Kelly/Reuters
    Brazilian President Dilma Rousseff listens as Pope Francis addresses attendees in the opening ceremony to commence a plenary meeting of the United Nations Sustainable Development Summit 2015 at the United Nations headquarters in Manhattan, New York September 25, 2015. More than 150 world leaders are expected to attend the UN Sustainable Development Summit from September 25-27, 2015 at the United Nations in New York to formally adopt an ambitious new sustainable development agenda, a press statement by the U.N. stated. REUTERS/Andrew Kelly ORG XMIT: NYK416
    Dilma Rousseff assiste a discurso do papa na sede da ONU, em Nova York

    As negociações com os partidos aliados para fechar a reforma ministerial impediu que Dilma terminasse o pacote ainda no Brasil e viajasse aos Estados Unidos com o documento pronto.

    Em seu quarto do hotel, a presidente almoçou com os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), além do presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, e do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

    Dilma discursará na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável no domingo e pretende anunciar os detalhes do INDC que o Brasil vai apresentar na Conferência do Clima (COP21), em dezembro, na França. O prazo para a apresentação do chamado INDC, dado pela ONU, expira dia 1 de outubro.

    Seu discurso de segunda-feira (28), para a abertura da Assembleia-Geral da ONU, também está sendo fechado. Entre os principais temas, a situação dos refugiados, clima, Jogos Olímpicos no Brasil e as conquistas sociais do país nos últimos anos de governo petista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024