• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:53:09 -03

    Palestinos abandonam acordo para solução de dois Estados com Israel, diz Abbas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    30/09/2015 14h31

    O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira (30) que seu governo não estará mais ligado ao acordo de Oslo, que cria as bases para a criação de um Estado palestino ao lado de Israel.

    Na Assembleia-Geral da ONU, Abbas diz ter tomado a decisão porque Israel não cumpre com os termos do pacto, assinado em 1993. "Dado isso, não podemos continuar a ser os únicos fiéis a estes acordos", disse Abbas.

    Andrew Burton/AFP
    O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, discursa na Assembleia-Geral da ONU
    O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, discursa na Assembleia-Geral da ONU

    "Israel deverá assumir todas as suas responsabilidades como um poder ocupante, porque a atual situação não pode continuar."

    Em 22 anos que o documento está em vigor, as duas partes não conseguiram formar o Estado planejado. Enquanto isso, as ações militares continuaram, assim como a expansão dos colônias judaicas em territórios palestinos.

    Na terça (29), Abbas havia anunciado que faria um anúncio importante no discurso na ONU. A mensagem reflete a insatisfação dos palestinos com as negociações com Israel, cuja última tentativa foi paralisada em 2014.

    Ao site Huffington Post, ele pediu que o processo fosse multilateral. "Não podemos negociar com um poder que tem este nível de controle e exibe tamanho desprezo pelos direitos e pela existência de nosso povo", disse.

    Antes do discurso, o movimento radical Hamas, que faz oposição ao Fatah de Abbas, pediu ao presidente palestino que cancelasse todos os tipos de cooperação e coordenação em segurança com Israel.

    Segundo o porta-voz do grupo, Sami Abu Zuhri, os palestinos deveriam se unir para enfrentar as forças israelenses e garantir o controle dos territórios. Dentre eles, a mesquita de Al Aqsa, onde houve confrontos nos últimos dias.

    Spencer Platt/Getty Images/AFP
    Bandeira palestina é hasteada pela primeira vez na sede da ONU em Nova York
    Bandeira palestina é hasteada pela primeira vez na sede da ONU em Nova York

    BANDEIRA

    O anúncio é feito no dia em que os palestinos hastearam pela primeira vez sua bandeira na sede da ONU em Nova York. A ação faz parte da campanha para que consigam o reconhecimento de seu Estado.

    A Palestina foi reconhecida pela ONU como Estado observador não membro em 29 de novembro de 2012. Assim como na aprovação do status, Israel e Estados Unidos condenaram a cerimônia de hasteamento da bandeira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024