• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 17:37:45 -03

    Prefeito de Jerusalém visita bairro árabe carregando fuzil

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
    DE SÃO PAULO

    07/10/2015 12h36

    O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, foi fotografado carregando um fuzil durante visita a um bairro árabe em Jerusalém Oriental.

    O gabinete do prefeito diz que ele é um "proprietário de armas licenciado e treinado" e que levava suas armas consigo durante visita ao bairro de Beit Hanina. Ele estava acompanhado pelas forças de segurança de Israel.

    Defendendo a ação de Barkat, o gabinete disse que "muitos ataques terroristas em Jerusalém foram neutralizados graças a ações rápidas e a respostas de testemunhas responsáveis". Em fevereiro, o próprio prefeito impediu um esfaqueamento em frente ao prédio da prefeitura.

    EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA

    Jerusalém se tornou um foco de violência entre israelense e palestinos nas últimas semanas, tendo sido registrados diversos ataques e confrontos. Entre domingo (4) e terça-feira (6), o acesso à Cidade Velha de Jerusalém esteve fechado para muitos palestinos.

    Nesta quarta-feira (7), três israelenses foram esfaqueados por palestinos em diferentes ataques na Cisjordânia, em Jerusalém Oriental e no sul de Israel. Nas ações, um dos criminosos foi morto e outros dois foram presos.

    O primeiro deles foi no início da manhã, quando uma palestina atacou com uma faca um civil israelense na Cidade Velha de Jerusalém. O homem reagiu com uma arma, e ela foi levada ferida a um hospital, sob custódia policial.

    No início da tarde, um homem esfaqueou um soldado em Kiryat Gat, no sul de Israel. Depois de ser perseguido pela polícia, ele foi morto pelos agentes em um prédio residencial próximo.

    Horas depois, outro homem palestino vindo de Hebron, na Cisjordânia, atacou um israelense fora de um shopping em Petaj Tikua, perto de Tel Aviv. A vítima ficou gravemente ferida e o criminoso foi preso pela polícia.

    Além dos ataques com facas, a polícia israelense abriu fogo contra um motorista palestino com a justificativa de que ele tentou atingir um oficial em um posto de controle na Cisjordânia.

    De acordo com a porta-voz Luba Samri, o oficial estava sob "perigo real" quando abriu fogo. Segundo a porta-voz, o palestino ficou moderadamente ferido e foi levado a um hospital israelense.

    Devido à onda de violência, o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, cancelou nesta quarta-feira uma visita à Alemanha, onde se reuniria com a chanceler Angela Merkel.

    A crescente tensão entre palestinos e israelenses em Jerusalém e na Cisjorânia alimenta temores de que esteja em curso uma nova intifada, revolta palestina contra a ocupação de seus territórios por Israel.

    Intifadas: levantes populares dos palestinos contra ocupação israelense

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024