• Mundo

    Saturday, 15-Jun-2024 17:59:37 -03

    Papa anuncia que fará em novembro sua primeira viagem à África

    DA REUTERS

    17/10/2015 12h05

    O papa Francisco fará em novembro sua primeira viagem ao continente africano desde que assumiu o cargo, anunciou o Vaticano neste sábado (17).

    A data provável é de 25 a 30 de novembro. Segundo a Santa Sé, Francisco visitará Quênia, Uganda e a República Centro-Africana, e deve se reunir com refugiados e comunidades carentes. Na pauta, está o incentivo do diálogo entre cristãos e muçulmanos.

    Stefano Rellandini-14.out.15/Reuters
    Papa Francisco beija um bebê entregue por fiel na chegada a praça de São Pedro, no Vaticano
    Papa Francisco beija um bebê entregue por fiel na chegada à praça de São Pedro

    Em Nairóbi, Quênia, o papa deve visitar a favela de Kangemi, onde vive, 650 mil pessoas. Nas dez viagens que já fez ao exterior como papa, Francisco tem priorizado encontros com os mais pobres.

    A parada no Quênia chegou a ser contestada devido a preocupações com segurança e incluirá uma missa em uma universidade e um encontro religioso.

    Mapa Quênia
    Mapa Quênia

    Em setembro de 2013, o shopping Westgate, em Nairóbi, foi palco de um cerco de quatro dias por terroristas do grupo somali Al-Shabaab que deixou 67 mortos. Em abril, milicianos atacaram a universidade de Garissa, no leste do país, e matara 148 pessoas – a maioria, cristã.

    Em Uganda, o papa visitará um asilo para pessoas com deficiência em Nalukolongo, subúrbio da capital, Campala.

    A última parada será em Bangui, capital da República Centro-Africana, país que tem sido alvo de violência religiosa. Os ataques pioraram em setembro após o assassinato de um homem muçulmano, e, desde então, 77 pessoas foram mortas em embates entre milícias cristãs e islâmicas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024