• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 10:22:36 -03

    Eslovênia limita entrada de refugiados

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    18/10/2015 16h57

    A Eslovênia anunciou que só vai permitir a entrada de 2.500 refugiados por dia no país, a metade do número pedido pela vizinha Croácia.

    O ministro do interior esloveno, Bostjan Sefic, afirmou que não poderia aceitar o pedido da Croácia para que recebesse até 5.000 refugiados por dia, porque o limite diário na Áustria é 1.500.

    A maioria dos refugiados, vindos do Afeganistão, Síria e Iraque, estão cruzando a Croácia e a Eslovênia para chegar à Áustria e resto da Europa ocidental.

    Por causa da limitação no número de pessoas autorizadas a entrar nos países, há uma acumulação de refugiados na fronteira entre a Croácia e a Sérvia.

    Neste domingo (18), havia cerca de 40 ônibus de refugiados na Sérvia.

    "Estamos esperando há quatro horas dentro do ônibus", disse o afegão Muhammad Samin. "Está muito frio, estamos usando muitas camisetas. As crianças também estão com frio, e não temos comida."

    Estima-se que haja 4.000 refugiados esperando em um centro de acolhida de recepção na cidade croata de Opatovac, esperando para seguir viagem para a Eslovênia.

    Vindos da Turquia, esses refugiados já andaram durante semanas pela Grécia, Macedônia e Sérvia.

    Segundo o ministro Sefic, a Eslovênia "não pode aceitar um número ilimitado de refugiados, se nós sabemos que eles não vão poder seguir viagem".

    "A Croácia nos pediu que aceitássemos 5.000 por dia, mas a Áustria disse que pode aceitar no máximo 1.500 por dia."

    A Eslovênia se transformou na principal rota dos refugiados desde que a Hungria fechou suas fronteiras na última sexta-feira (16), alegando questões de segurança.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024