• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 23:03:19 -03

    Governista Scioli venceria eleição presidencial na Argentina no 1º turno, diz pesquisa

    DA REUTERS

    18/10/2015 19h14

    O candidato argentino Daniel Scioli, do partido do governo, venceria as eleições presidenciais do país no primeiro turno, marcado para 25 de outubro, e evitaria uma segunda rodada que poderia ser mais acirrada, mostraram pesquisas publicadas neste domingo (18) em jornais locais.

    Para escapar de um eventual segundo turno, previsto para novembro, Scioli, um peronista moderado da Frente para a Vitória, deverá conseguir ao menos 40% dos votos e uma diferença de 10 pontos percentuais sobre seu seguidor, ou 45% das preferências.

    Eleições na Argentina

    Uma pesquisa da consultoria Ipsos-Mora y Araujo, publicada no jornal Perfil, mostrou que a chapa governista de Scioli e Carlos Zannini obteria 42% dos votos, seguidos pelo atual prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, e Gabriela Michetti –da chapa opositora Cambiemos– com 28%.

    Em linha com esse resultado, pesquisa da consultoria CEOP publicada no jornal Página/12 indicou que Scioli teria cerca de 41% dos votos, enquanto Macri ficou acima de 28%.

    Ambas as pesquisas mostram o deputado Sergio Massa, candidato da Frente Renovadora, com intenção de voto de 23% e 22%, respectivamente.

    Os levantamentos foram publicados uma semana antes da votação para escolher o sucessor da presidente Cristina Kirchner, que não pode se candidatar por já ter cumprido o número limite de mandatos consecutivos permitidos pela lei.

    A pesquisa CEOP foi realizada com 2.737 entrevistados e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, enquanto a da Ipsos-Mora y Araujo, que envolveu 1.200 pessoas, possui margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024