• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 14:21:32 -03

    Índia condena motorista do Uber que estuprou cliente

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    20/10/2015 15h59

    Uma corte indiana considerou culpado nesta terça (20) um ex-motorista do Uber que estuprou uma passageira em Déli em dezembro de 2014, disse um advogado envolvido no caso.

    O caso, no qual a mulher alegou também ter sido espancada após embarcar no carro do agressor, Shiv Kumar Yadav, causou comoção no país e deflagrou mais uma discussão sobre a segurança das mulheres no país.

    Acidade, que tem o status de território nacional, baniu o Uber após o incidente, afirmando que a companhia, cuja sede fica na Califórnia, não checou adequadamente os antecedentes de seus motoristas.

    Depois que o caso ganhou notoriedade, diversas queixas de violência sexual surgiram contra Yadav, embora não houvesse nenhuma queixa registrada.

    Chandan Khanna/AFP
    Indian police escort Uber taxi driver and accused rapist Shiv Kumar Yadav following his court appearance in New Delhi on December 8, 2014. Delhi's government on December 8 banned Uber from operating in the Indian capital after a passenger accused one of its drivers of rape, dealing a fresh blow to the reputation of online taxi service. The controversial US-based company has come in for heavy criticism in India since a young company executive said she had been raped by an Uber driver, who had previously been accused of assault. AFP PHOTO / CHANDAN KHANNA ORG XMIT: CK438
    Policiais escoltam motorista do Uber acusado de estuprar cliente, em Déli

    A corte considerou Yadav culpado de estupro, sequestro e intimidação. A sentença deve ser anunciada na sexta-feira (23) —o motorista pode ser condenado à prisão perpétua. A defesa anunciou que pretende recorrer.

    A passageira também chegou a processar o Uber em uma corte federal dos EUA, em janeiro, mas retirou sua queixa posteriormente.

    O Uber manifestou apreço pela decisão. "Violência sexual é um crime terrível e estamos satisfeitos que tenha sido feita justiça", disse o presidente do Uber na Índia, Amit Jain, em nota.

    "Segurança é uma prioridade para o Uber e nós tivemos muitos avanços como resultado das lições que aprendemos deste caso terrível.

    O Uber e seu concorrente local, Ola, solicitaram licenças de táxi para continuarem a operar em Déli, mas esta não foi dada pelas autoridades.

    Na última semana, porém, o governo indiano publicou novas diretrizes para a implantação de serviços de carros particulares baseados em aplicativos.

    VIOLÊNCIA HISTÓRICA

    Não é a primeira vez que um caso de estupro na Índia gera repercussão internacional. Em dezembro de 2012, também em Déli, a estudante de fisioterapia Jyoti "Nirbhaya" Singh voltava de ônibus com um amigo após ter ido ao cinema quando foi espancada e estuprada por seis homens. Ela morreu em decorrência dos ferimentos.

    Diversos outros casos de estupro e violência contra mulheres vieram à tona no país desde então.

    Como resultado do caso de Jyoti Singh, diversas cortes especiais foram criadas para julgar mais rapidamente casos semelhantes na Índia —incluindo o que condenou o motorista.

    A Índia registrou 36,735 casos de estupro em 2014, mas especialistas dizem que esta é apenas a ponta do iceberg, já que a maioria dos casos não chega a ser reportada. O Judiciário também é criticado por não julgar com rapidez e eficiência a maioria dos processos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024