• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 16:19:00 -03

    Médico, presidente do Uruguai faz atendimento de emergência em voo

    DE BUENOS AIRES

    29/10/2015 15h31

    Para um encontro com o presidente francês François Hollande em Paris, na quarta (28), o uruguaio Tabaré Vázquez embarcou na segunda (26), em um voo que partiu de Buenos Aires.

    Foi a sorte para uma passageira francesa de 17 anos, identificada apenas como Elody.

    Alérgica a amendoim, ela passou mal durante o voo, quando o avião sobrevoava o Brasil. Antes de embarcar, tinha comido sem saber um alimento com amendoim.

    Ao pedido da tripulação, perguntando se havia algum médico entre os passageiros, apresentaram-se Tabaré, que é oncologista, e o seu médico pessoal, Mario Zelarayán.

    Em entrevista ao canal de TV argentino Todo Notícias, Zelarayán disse que eles tiveram que medicá-la imediatamente, por via venosa, já que a jovem corria o risco de ter a respiração travada pelo inchaço da garganta, causado pela reação alérgica.

    "Prefiro não imaginar o que poderia ter ocorrido", disse o médico, acrescentando que não daria tempo para a aterrissagem e o atendimento em terra. Ele classificou o episódio como sendo de "gravidade significativa".

    Segundo Zelarayán, o presidente uruguaio praticou a medicina até há pouco tempo (antes de voltar à Presidência, em março deste ano) e participou do diagnóstico e da medicação da jovem durante o voo.

    "Estávamos trabalhando juntos em todo o momento [do voo]", disse.

    O médico contou ainda que, nos voos presidenciais, Tabaré já havia feito dois atendimentos de emergência –o primeiro em um voo à Ásia, durante seu primeiro mandato (2005-2010), e outro numa viagem à Europa, quando auxiliou um americano que sofria de asma.

    O Uruguai não tem avião presidencial e, em suas viagens, os presidentes do país vizinho costumam voar em rotas comerciais ou pegar carona com líderes locais, como no Tango 1 da argentina Cristina Kirchher.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024