• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 19:42:49 -03

    Finados ou Halloween? Conheça festas para os mortos em diferentes países

    DE SÃO PAULO

    30/10/2015 15h11

    Rivaldo Gomes - 2.nov.2014/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 2-11-2014 - FERIADO DE FINADOS - 14:14:26 - Neste Finados os 22 cemiterios da cidade de Sao Paulo recebera cerca de 1,8 milhao de visitantes. A movimentacao no cemiterio Parque dos Pinheiros, na zona norte, e grande nesta tarde. Mulher procura tumulo de parente. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress, NAS RUAS) ***EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
    Os 22 cemitérios de São Paulo receberam cerca de 1,8 milhão de visitantes no Dia de Finados de 2014

    Para vários brasileiros, o Dia de Finados, 2 de novembro, é marcado pelo luto e pela introspecção em sinal de respeito a amigos e familiares mortos.

    A data é feriado nacional, e muitos aproveitam a ocasião para visitar túmulos de entes queridos.

    Outras pessoas, porém, tanto no Brasil como em outros países, encontram formas diferentes de celebrar o dia.

    No México, a data é conhecida como Dia dos Mortos. Inspirado em tradições milenares dos astecas e outros grupos indígenas, o ritual é marcado por festividades alegres em cemitérios e procissões pelas cidades.

    Na data, as pessoas costumam vestir roupas coloridas e decorar túmulos com flores, velas, tequila e imagens de santos. Algumas aproveitam para abrir túmulos de familiares para limpar seus restos mortais.

    Veja vídeo

    A tradição mexicana espalhou-se para comunidades latinas nos Estados Unidos e para outros países da América Latina.

    Na Guatemala, por exemplo, as celebrações do Dia dos Mortos são marcadas por costumes como empinar pipas gigantes –esta é considerada uma forma de se comunicar com os mortos.

    Já no Equador, as pessoas reúnem suas famílias para comemorar a data. O cardápio das celebrações inclui "colada morada", bebida fermentada à base de frutos vermelhos, e "guaguas de pan", bonecas feitas com massa de pão e recheadas com diferentes sabores.

    Indígenas do país costumam celebrar a data com banquetes junto a túmulos de seus familiares.

    Martin Bernetti - 2.nov.2001/AFP
    ORG XMIT: 473301_1.tif Comemoração do Dia dos Mortos, em Quito, Equador: Una indigena sentada junto a la tumba de un familiar, sirve comida a sus parientes conmemorando el dia de los muertos, en el cementerio de Calderon en las afueras de Quito, el 2 de noviembre de 2001. Cientos de personas se acercaron al cementerio donde prepararon y comieron diversos platos tipicos, tradicion que se remonta a la epoca de los incas. AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI - Finados
    Indígena serve comida em cemitério no Equador para comemorar o Dia dos Mortos

    No Haiti, as celebrações são conhecidas como "Fête Gédé", ou Festival dos Antepassados. Tradicionalmente, veste-se preto e roxo.

    A festividade é marcada por rituais de vodu, feitos inclusive em cemitérios. Algumas pessoas pintam seus rostos de branco para ficar parecidas com cadáveres.

    Os gédés são os espíritos da morte no vodu. Eles formam uma família barulhenta e animada, que adora rir e se divertir.

    Nos Estados Unidos, a tradição de celebração dos mortos ocorre em 31 de outubro, no Halloween, ou Dia das Bruxas. A data é marcada por festas à fantasia e decorações com abóboras, esqueletos e fantasmas.

    Yuri Gripas-31.out.2014/AFP
    US President Barack Obama greets trick-or-treaters at the White House in Washington, DC on October 31, 2014. President Obama and First Lady Michelle Obama welcomed local children and children of military families to the White House for a Halloween party. AFP PHOTO/YURI GRIPAS ORG XMIT: YMG24
    O presidente americano, Barack Obama, encontra crianças na Casa Branca no Halloween

    Outra tradição que vem ganhando espaço em várias cidades pelo mundo é a "Zombie Walk", que consiste em uma parada de pessoas fantasiadas de zumbis.

    O evento surgiu na Califórnia em 2001, e desde 2006 vem sendo feito anualmente em São Paulo, sempre no dia 2 de novembro. Em 2015, os "zumbis" se reunirão a partir das 15h na praça do Patriarca.

    Reinaldo Canato - 2.nov.2014/UOL
    SAO PAULO 02.11.2014 - A Zombie Walk e uma marcha publica de pessoas vestidas de zumbi que acontece em diversas cidades do mundo. O evento surgiu na California em 2001, e desde 2006 vem sendo feito anualmente em Sao Paulo, sempre no dia 2 de novembro. Foto Reinaldo Canato/UOL - Finados
    Fantasiados de zumbi, jovens participam da Zombie Walk em São Paulo no Dia de Finados de 2014
    Robson Ventura - 2.nov.2014/Folhapress
    A SAO PAULO, SP, 02/11/2014 BRASIL 19:24:06. Centenas de pessoas em frente ao Teatro Municipal de Sao Paulo vestidas de Zumbis na 8¡ edicao do Zombie Walk. Foto: Robson Ventura/ Folhapress. EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FONES 32242169 3224 3342 *** - Finados
    Pessoas em frente ao Teatro Municipal de São Paulo vestidas de zumbis para a Zombie Walk

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024