• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 22:55:59 -03

    paris sob ataque

    Passaporte encontrado com terrorista de Paris é de refugiado sírio, diz Grécia

    LEANDRO COLON
    ENVIADO ESPECIAL A PARIS

    14/11/2015 15h30

    O governo grego informou neste sábado (14) que o dono do passaporte sírio encontrado com um dos terroristas dos ataques a Paris entrou na Grécia como refugiado.

    O ministro adjunto grego para assuntos de polícia, Nikos Toskas, informou que o detentor desse passaporte sírio passou para o território grego por meio da Ilha de Leros, no dia 3 de outubro.

    De acordo com as autoridades gregas, seria um homem jovem que chegou à Grécia com um grupo de 69 refugiados. Todos, como diz a regra da União Europeia, tiveram suas digitais registradas naquele momento.

    Seu nome é mantido, por enquanto, sob sigilo. "Nós não sabemos se o passaporte foi checado por outros países pelos quais provavelmente ele passou", diz o governo grego.

    Durante a noite, integrantes do governo grego disseram à agência de notícias Reuters que um segundo participante dos atentados em Paris teria entrado também como refugiado pela ilha de Leros em outubro.

    A nacionalidade deste homem não foi divulgada e a informação não foi confirmada oficialmente pelas autoridades. Também nenhum outro meio de comunicação comenta sobre o segundo suspeito vindo do Oriente Médio.

    Pelas normas da UE, um refugiado deve ser registrado no primeiro país que entra e, normalmente, obter asilo neste local. Entretanto, diante da grande quantidade de pessoas - sobretudo sírios - que usam a Grécia, assim como a Itália, para deixar zonas de conflito, outros países da Europa acabam dando abrigo a eles.

    A Grécia integra o chamado Espaço Schengen, formado por 26 países europeus, entre eles a França, em que não há controle de imigração nas fronteiras, ou seja, é dispensada a apresentação de passaporte de um país para outro.

    O fato de o terrorista estar de posse de um documento ligado a um refugiado não comprova, por enquanto, que ambos são a mesma pessoa, porque o documento pode ter sido roubado, por exemplo.

    Clique nos ícones do mapa para mais detalhes:

    Mapa: Onde foram os ataques

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024