• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 14:01:14 -03

    Presidenciáveis se enfrentam em debate inédito na Argentina

    MARIANA CARNEIRO
    DE BUENOS AIRES

    15/11/2015 13h19

    Os dois candidatos que concorrem à presidência da Argentina participam na noite deste domingo (15) de um debate televisivo inédito, com os dois finalistas que concorrem à Casa Rosada.

    O evento pode mexer com o eleitorado na semana decisiva antes do segundo turno no país, no próximo domingo, dia 22.

    É a primeira vez na história argentina que dois candidatos se enfrentarão em uma final.

    Em 2003, Carlos Menem, então candidato, desistiu de concorrer, levando à consagração de Néstor Kirchner, que obteve 22% dos votos na primeira rodada.

    AFP
    Mauricio Macri (à esq.) e Daniel Scioli, que se enfrentam em debate a uma semana do segundo turno
    Mauricio Macri (à esq.) e Daniel Scioli, que se enfrentam em debate a uma semana do segundo turno

    VANTAGEM DE MACRI

    A uma semana da eleição, pesquisa de intenção de voto mostra que o candidato da oposição Mauricio Macri, da coligação Mudemos, tem 8,3 pontos de vantagem sobre o governista Daniel Scioli.

    Segundo sondagem do instituto Management & Fit, publicada no jornal "Clarín" deste sábado (14), Macri aparece com 52% das intenções, e Scioli, com 43,7%.

    O quadro é praticamente o mesmo aferido pelo instituto uma semana antes, que apontava uma diferença de oito pontos entre os dois.

    A pesquisa foi realizada entre segunda (9) e a última quinta (12) e ouviu 2.400 eleitores. Os números consideram uma projeção ou tendência de como votarão os eleitores indecisos, calculada pelo instituto.

    Neste sábado (14), Macri cancelou evento de campanha que faria na cidade de Campana, a 80 km da capital, Buenos Aires, em respeito às vítimas dos atentados em Paris.

    Daniel Scioli também passou o dia recolhido e, segundo assessores, se preparou para o debate.

    Peronistas convocaram manifestações de apoio a Scioli em praças do país e, na capital, reuniram uma multidão no Obelisco.

    A pesquisa, a última antes do veto à divulgação de sondagens nos dias prévios à eleição, aponta ainda que há 11,1% de eleitores que não têm o voto totalmente decidido e 2,1% que dizem que votarão em branco.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024