• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 14:48:32 -03

    paris sob ataque

    Para ensaísta, guerra chegou à Europa e retornará 'em breve' aos EUA

    SYLVIA COLOMBO
    EM BUENOS AIRES

    16/11/2015 07h00

    Para o ensaísta norte-americano David Rieff, "a guerra chegou à Europa e certamente retornará aos EUA, num futuro não muito distante."

    Filho da intelectual e ativista Susan Sontag (1933-2004), crítica da ação dos EUA durante o governo Bush e da reação ao 11 de Setembro, Rieff é autor de ensaios sobre imigração, guerras contemporâneas e políticas intervencionistas dos EUA.

    Questionado sobre os ataques em Paris, na última sexta-feira (13), Rieff afirmou à Folha: "Se essa situação de guerra na Europa persistir por mais uma década, acho difícil acreditar que as democracias ocidentais poderão permanecer sendo democracias, pelo menos no que diz respeito ao tema da segurança, mesmo com relação ao que são nos dias de hoje".

    Rafa Salafranca - 19.out.2005/Efe
    O ensaísta e jornalista norte-americano David Rieff em entrevista em Bogotá (Colômbia), em 2005
    O ensaísta e jornalista norte-americano David Rieff em entrevista em Bogotá (Colômbia), em 2005

    Crítico da ação dos EUA no Iraque em 2003 e autor de livros como "Democratic Dreams and Armed Intervention" (sonhos democráticos e intervenção armada) e "Bosnia and the Failure of the West" (Bósnia e o fracasso do Ocidente), Rieff considera que "é precisamente a liberdade dos países desenvolvidos que os faz vulneráveis nos dias de hoje aos assassinos e aos kamikazes modernos".

    O ensaísta acredita que, "num futuro como o que parece estar próximo, serão poucos os que escolherão uma liberdade sob risco constante de vida em vez de uma segurança confortável".

    E complementa: "Temo que nossas sociedades se transformem em sociedades mais ditatoriais. Não que se transformem em ditaduras puras, mas sim em híbridos de elementos democráticos e antidemocráticos –como já o são no que diz respeito à economia".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024