• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 01:50:39 -03

    União Europeia reforçará controle nas fronteiras do espaço Schengen

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    20/11/2015 12h54

    Emmanuel Dunand/AFP
    French Interior Minister Bernard Cazeneuve looks on as he addresses a press conference at the end of an extraordinary Justice and Home Affairs Council following the attacks in Paris, at the European Council in Brussels, on November 20, 2015. AFP PHOTO / EMMANUEL DUNAND ORG XMIT: ED6576
    O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, em entrevista coletiva após a reunião em Bruxelas

    Os países da União Europeia concordaram nesta sexta-feira (20) em reforçar de maneira "imediata" os controles das fronteiras externas do espaço Schengen –zona de livre circulação que une 26 países da Europa–, inclusive para cidadãos europeus.

    Os ministros do Interior e da Justiça dos países, reunidos em Bruxelas, respaldaram o pedido da França para permitir que estes controles sejam permanentes e sistemáticos, feitos por meio de um banco de dados comum. Hoje, esta fiscalização não passa de uma checagem visual e de documento.

    Os estados-membros se comprometeram a implementar as medidas imediatamente e de maneira coordenada, além de acelerar novas leis para compartilhamento de dados de passageiros de companhias aéreas, combater o tráfico de armas e promover uma checagem mais cuidadosa europeus que cruzam as fronteiras do bloco.

    "Precisamos ser implacáveis em nossa determinação, precisamos acelerar nossa ação, do contrário, a Europa vai perder seu rumo", disse Bernard Cazeneuve, ministro do Interior francês.

    A França pediu as medidas uma semana depois dos atentados que deixaram 130 mortos em Paris.

    Mapa da Zona Schengen

    Implementada há 20 anos, o espaço Schengen reúne hoje 26 países (22 da UE mais Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein) que dispensam o uso de passaporte entre eles. O modelo permite, na prática, que refugiados e imigrantes cruzem de um país para o outro sem monitoramento.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024