• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 06:43:07 -03

    Reino Unido pode se unir à ofensiva aérea na Síria antes do Natal

    DE SÃO PAULO

    22/11/2015 10h11

    O Reino Unido pode se unir à ofensiva aérea internacional na Síria antes do Natal, indicou o chanceler britânico, George Osborne.

    O premiê David Cameron deve propor a participação da Força Aérea Real nos bombardeios contra o Estado Islâmico no território sírio ao Parlamento na próxima quinta-feira (26).

    Segundo o jornal britânico "The Guardian", Cameron deve então dar aos parlamentares até uma semana para avaliar a questão antes de decidir se convoca uma votação da Câmara dos Comuns sobre o assunto. O premiê quer uma definição antes do recesso de dezembro.

    O britânico vai viajar a Paris, na França, nesta segunda-feira (23) para discutir as estratégias de combate ao Estado Islâmico com o presidente francês, François Hollande.

    A pressão sobre uma atuação britânica aumentou desde os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos. Nesta sexta-feira (20), o Conselho de Segurança da ONU, do qual o Reino Unido faz parte, aprovou uma resolução pedindo para que os países façam todo o necessário para conter o grupo extremista.

    A percepção, afirma o jornal, é de que a mudança no cenário causada pelos ataques coordenados em Paris ajudará Cameron a ganhar apoio dos parlamentares.

    A França, que integra uma coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o EI, aumentou significativamente seus ataques aéreos na Síria depois dos atentados em Paris.

    Osborne afirmou que Cameron só convocará uma votação se tiver certeza de que conseguirá uma aprovação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024