• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 03:31:26 -03

    Boca de urna aponta vitória do opositor Mauricio Macri na Argentina

    DE SÃO PAULO

    22/11/2015 19h48

    As primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas depois do fim da votação na Argentina apontavam que o candidato opositor Mauricio Macri venceu o segundo turno e será o novo presidente do país.

    Segundo os jornais "Clarín" e "Perfil" e o site Infobae, levantamentos feitos pelas campanhas de Macri e do candidato governista Daniel Scioli mostravam o opositor na frente com vantagem de seis a 20 pontos percentuais.

    Ambos os levantamentos mostram vitória de Macri na província de Buenos Aires, maior colégio eleitoral argentino, e ampla vantagem na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Córdoba e Santa Fe, governadas pela oposição.

    Os dois candidatos, porém, veem com cautela as pesquisas. No primeiro turno, elas davam vantagem entre oito e dez pontos para Scioli contra Macri, com alguns institutos dando vitória sem necessidade de tira-teima.

    No final, Scioli recebeu 37% dos votos, contra 34% de Macri, uma diferença muito menor que a prevista por todos os institutos. Isso fez com que a Argentina passasse por seu primeiro segundo turno da história.

    Os primeiros resultados foram divulgados às 19h25 locais (20h25 em Brasília). Com 5,37% das seções eleitorais apuradas, Macri tem 54,09% dos votos, contra 45,91% de Daniel Scioli. A tendência definitiva da eleição deverá ser divulgada por volta das 22h30 em Buenos Aires (23h30 em Brasília).

    O ministro da Justiça, Julio Alak, disse que mais de 78% dos eleitores de todo o país votaram. O número é menor que o do primeiro turno, quando houve participação de 82%, mas é maior que os 67% das primárias.

    Eleição na Argentina - Candidatos se enfrentam

    FESTA

    Apesar da cautela dos candidatos, os aliados de Mauricio Macri faziam festa no centro usado pelo partido para agrupar a militância, em Buenos Aires. Os dirigentes opositores se diziam felizes, mas foram cautelosos.

    "A eleição não terminou, a eleição termina quando as zerésimas estejam entregues. Estamos muito contentes com a eleição, mas temos que ir passo a passo", disse o dirigente do PRO Marcos Peña.

    O presidente da União Cívica Radical, Ernesto Sanz, foi menos comedido. "A Argentina já não será mais igual a partir desta noite. A democracia argentina recuperou seu equilíbrio e veremos também se recuperou a alternância."

    Do lado de Scioli, o chefe de gabinete do governador de Buenos Aires, Alberto Pérez, disse que é necessário esperar os resultados finais, mas agradeceu à militância peronista por ter pedido aos eleitores que fosem às urnas.

    "Acho que os líderes deste dia são eles, os militantes do peronismo que acompanharam a candidatura de Daniel Scioli. Acredito que hoje ganhou a democracia. Em poucas horas saberemos quem será o novo presidente."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024