• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 02:10:27 -03

    Daniel Scioli reconhece derrota na eleição e deseja sorte a Mauricio Macri

    SYLVIA COLOMBO
    ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

    22/11/2015 23h10

    O candidato governista argentino Daniel Scioli reconheceu neste domingo (22) a derrota para o opositor Mauricio Macri no segundo turno da eleição que definiu o sucessor da presidente Cristina Kirchner.

    Em discurso em seu centro de militância por volta das 21h30 (22h30 em Brasília), Scioli disse que já parabenizou o novo presidente em telefonema minutos antes e desejou-lhe sorte em seus quatro anos na Casa Rosada.

    "Optou-se pela alternância. Optou-se pela mudança. Que Deus ilumine o engenheiro Macri para que esta mudança seja superadora e importante para este país", disse o candidato governista.

    Diferentemente de ocasiões recentes, Scioli mostrou-se calmo, falando pausadamente. Celebrou a alternância como algo próprio da democracia, mas pediu que as pessoas não se esqueçam das conquistas dos anos do kirchnerismo.

    "Deixamos o país com as taxas mais baixa de desemprego e de endividamento. Uma Argentina de oportunidades, de cara para o futuro, com a ciência e a tecnologia como política de Estado", afirmou.

    "Com meu companheiro de fórmula, colocamos todo o nosso esforço para convencer os argentinos de que éramos uma melhor opção. Defendi com muita convicção minhas ideias. Esperemos que Deus o ilumine [Macri] para melhorar o que avançamos."

    Editoria de Arte/Folhapress
    Eleições na Argentina - 2º Turno - Distribuição dos votos, por região

    Depois do breve discurso, que realizou ao lado da mulher, Karina Rabolini e do candidato a vice, Carlos Zannini, Scioli retirou-se rapidamente do local. Havia gente chorando e abraçando-se, enquanto dobravam as bandeiras.

    O candidato governista disse que pretende terminar seu mandato como governador de Buenos Aires, que se encerra em 10 de dezembro, e prometeu colaborar com a governadora eleita, María Eugenia Vidal, na transição.

    Os apoiadores de Scioli haviam chegado desde cedo e se posicionaram na Praça de Maio. Perto dali, na praça ao lado do Obelisco, comemoravam alguns dos militantes de Mauricio Macri.

    Com informações de São Paulo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024