• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 11:28:49 -03

    Policial que matou adolescente negro com 16 tiros foi alvo de 18 reclamações

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    25/11/2015 22h56

    O policial branco de Chicago (EUA) acusado de assassinato em primeiro grau após disparar 16 vezes contra um adolescente negro já recebeu 18 queixas civis ao longo de 14 anos na corporação.

    Entre as reclamações feitas contra Jason Van Dyke figuram alegações de que o policial usou termos racistas e força excessiva em detenções, segundo registros judiciais e da polícia.

    As queixas contra a polícia não são incomuns, mas o número de reclamações contra Jason Van Dyke é alto, e pelo menos uma estava ligada a um julgamento civil, no qual os jurados alertaram para ferimentos em uma pessoa que ele prendeu.

    O advogado de Van Dyke, Daniel Herbert, não respondeu aos pedidos de entrevista feitos pelas agência de notícias Associated Press.

    Nenhuma das queixas feitas contra o policial resultou em ação disciplinar.

    Ting Shen - 24.nov.2015/Xinhua
    (151125) -- CHICAGO, Nov. 25, 2015 (Xinhua) -- Protesters clash with the police during the protest of the police killing of Laquan McDonald in downtown Chicago, Illinois, United States on Nov. 24, 2015. Police released a video on Tuesday showing the shooting of 17-year-old Laquan McDonald, who was killed by Chicago Police officer Jason Van Dyke on Oct. 20, 2014. Jason Van Dyke has been charged with first-degree murder in McDonald's death. (Xinhua/Ting Shen)
    Manifestantes enfrentam polícia em Chicago durante manifestação contra morte de Laquan McDonald

    16 TIROS

    Nesta quarta, as autoridades de Chicago divulgaram um vídeo que mostra a morte do adolescente negro.

    O vídeo, de outubro de 2014, mostraram Van Dyke atirando 16 vezes em Laquan McDonald, de 17 anos, em uma rua bloqueada por viaturas de polícia.

    As autoridades demoraram mais de um ano para tornar as imagens públicas e indiciar o policial, que está preso por assassinato.

    O presidente Barack Obama se disse "profundamente comovido" com as cenas mostradas no vídeo.

    "Neste dia de Ação de Graças, peço a todos que tenham em seus pensamentos e em nossas orações aqueles que sofrem uma perda trágica. E peço que agradeçam pela grande maioria de homens e mulheres em uniforme que protegem com honra as nossas comunidades."

    Segundo a polícia, McDonald portava uma faca. No momento da morte, os agentes atendiam reclamações de que alguém estaria roubando aparelhos de som de carros na região.

    A autópsia concluiu que o jovem levou ao menos dois tiros pelas costas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024