• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 09:02:41 -03

    Ataque contra missão de paz da ONU no Mali deixa mortos e feridos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    28/11/2015 10h48

    Homens armados atacaram uma base de paz da ONU em Kidal, norte do Mali, neste sábado (28). "O ataque aconteceu por volta das 4h. Quatro ou cinco foguetes caíram dentro da base. Algumas pessoas ficaram feridas, mas ainda é muito cedo para um número preciso", disse o porta-voz da organização, Olivier Salgado.

    Pelo menos 3 pessoas morreram e outras 15 se feriram, de acordo com agências internacionais de notícias. Os mortos são soldados de Guiné e um funcionário civil da própria base, localizada no norte do Mali. Entre os feridos há três em estado grave.

    A região entrou em estado de alerta, com avisos à população que trabalha perto do aeroporto para que não saia de casa, afirmou um engenheiro que trabalha na área.

    Kidal é considerada a "capital dos tuaregues" e está fora da autoridade do governo central, por estar controlada por grupos separatistas que impõem sua própria lei.

    SEQUESTRO NO HOTEL

    As tropas da França e as forças da ONU estão lutando para estabilizar a ex-colônia francesa.

    Em 20 de novembro, um grupo de extremistas islâmicos abriu fogo contra o hotel de luxo Radisson Blu, em pleno centro de Bamaco, capital do Mali. Eles mantiveram mais de 170 hóspedes e funcionários reféns por horas. A ação acabou 19 pessoas mortas.

    A Al-Qaeda do Magreb Islâmico e um de seus ramos na região, o grupo radical islâmico Al-Murabitoun, reivindicaram a autoria do atentado.

    Mali

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024