• Mundo

    Monday, 20-May-2024 18:42:27 -03

    'Já chega', diz Obama sobre novo tiroteio com mortos nos EUA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    28/11/2015 12h48

    Jonathan Ernst/Reuters
    Barack Obama em coletiva em Kuala Lumpur (Malásia); presidente dos EUA critica facilidade para obter armas
    Obama em coletiva em Kuala Lumpur (Malásia); presidente dos EUA critica facilidade para obter armas

    O presidente Barack Obama voltou a reclamar, neste sábado (28), da facilidade para adquirir uma arma de fogo nos Estados Unidos, após mais um tiroteio no país com várias vítimas.

    Nesta sexta-feira (27), um homem matou 2 civis e um policial, além de ferir outras 11, em uma clínica de planejamento familiar da Planned Parenthood, em Colorado Springs, no estado do Colorado.

    "Precisamos fazer algo a respeito da facilidade de acesso a armas de guerra em nossas ruas a pessoas que não têm nada a ver com elas. Ponto. Já chega", frisou Obama, em nota divulgada neste sábado.

    O suspeito foi identificado pela polícia como Robert Lewis Dear, 57, e foi preso após horas de tiroteio.

    Reuters
    Suspeito Robert Lewis Dear, 57, foi preso após horas de tiroteio
    Suspeito Robert Lewis Dear, 57, foi preso após horas de tiroteio

    O CASO

    O episódio teve início em uma clínica da rede Planned Parenthood. Um shopping center próximo chegou a manter as portas fechadas com funcionários e consumidores dentro durante o episódio, que durou cinco horas.

    "O escritório de informação pública está respondendo a um chamado sobre um atirador ativo no Centennial Boulevard. A área não está segura. A mídia não deve ir à área", afirmou o Departamento de Polícia em mensagem no Twitter, às 12h22 locais (17h22 no horário de Brasília).

    De acordo com a CNN, ao menos 11 pessoas ficaram feridas, entre as quais cinco policiais. Houve em diversos momentos trocas de tiros entre os agentes e o perpetrador dentro da clínica.

    "Isso [a situação] ainda está muito ativo. Nós temos o indivíduo no interior do edifício e até um minuto atrás... ele estava atirando ativamente em nós", disse a porta-voz da polícia local, tenente Catherine Buckley, a repórteres, três horas depois que os primeiros tiros foram relatados.

    O suspeito foi identificado pela polícia como Robert Lewis Dear, 57. Ele foi preso após horas de tiroteio.

    Onde fica

    Segundo o jornal "The New York Times", no passado, Dear se envolveu em diversos desentendimentos com vizinhos, principalmente no período em que morou nos Estados de Carolina do Sul e Carolina do Norte. Atualmente, ele vivia em um trailer em Rock Mountains, Colorado.

    Pamela Ross, com quem o atirador foi casado por doze anos, até 2000, disse ao "Times" que, apesar de "imperfeito", Dear era um homem bom. Ela não quis comentar uma denúncia que fez à polícia em 1997, quando teria sido agredida e trancada para fora de casa por Dear.

    Segundo Ross, Dear tinha inclinações conservadoras, mas não era obcecado por política. No período em que viveram juntos, ele mantinha armas em casa para proteção pessoal e para caçar.

    De acordo com um antigo vizinho ouvido pela Associated Press, Dear chegou a viver por algum tempo em uma cabana sem água ou eletricidade.

    'TERRORISMO'

    A Planned Parenthood é uma organização que oferece aconselhamento sobre planejamento familiar e defende o direito ao aborto, chegando a oferecer o procedimento em algumas cidades, incluindo Colorado Springs —um dos motivos pelo qual é alvo de protestos de grupos contrários à prática. A polícia não confirma oficialmente a motivação do atirador.

    Um comunicado divulgado pelo braço local da organização lamentou a ocorrência desta sexta e chamou a ação do atirador de "terrorismo".

    "Nós compartilhamos das preocupações de muitos americanos de que extremistas estão criando um ambiente envenenado que alimenta o terrorismo doméstico neste país", diz a nota da Planned Parenthood Rocky Mountains.

    Segundo fontes da NBC, Dear teria feito às autoridades, após ser preso, uma possível referência a vídeos divulgados por grupos antiaborto que acusavam a Planned Parenthood de vender tecidos fetais. A organização sempre rejeitou as acusações.

    Colorado Springs, na região central do Colorado, tem mais de 400 mil habitantes e fica a cerca de 110 km de Denver, a capital e maior cidade do Estado.

    A cidade havia registrado um episódio de atirador no último 31 de outubro, quando um homem matou três pessoas antes de ser morto em troca de tiros com a polícia.

    A academia de treinamento da Força Aérea dos EUA e do Centro de Treinamento Olímpico dos EUA estão localizados na cidade. Além disso, tem forte presença de organizações cristãs conservadoras, como a Focus on the Family, que se opõe fortemente à legalização do aborto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024