• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 01:07:58 -03

    Brasil e Argentina compartilham preocupação com Caracas, diz Macri

    ISABEL FLECK
    ENVIADA ESPECIAL A BRASILIA

    04/12/2015 12h56 - Atualizado às 16h05

    Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Planalto em sua primeira viagem ao exterior após eleito na Argentina, Mauricio Macri disse que os dois países têm uma preocupação com a situação na Venezuela, mas que "cada um manifesta da sua maneira".

    "Há uma preocupação, que, claro, cada um manifesta da sua maneira. Mas no fundo da questão, compartilhamos os mesmos valores", afirmou Macri, que disse ter reforçado a Dilma sua posição de pressionar o Mercosul para acionar a cláusula democrática do bloco contra a Venezuela devido à prisão de opositores.

    No caso do Paraguai, esse movimento levou à suspensão do país do bloco por mais de um ano. A presidente Dilma já declarou que não apoia a posição de Macri.

    "Ambos os países, ambos os dirigentes e ambas as equipes temos um compromisso com a democracia, com a defesa dos direitos humanos e as liberdades", disse, destacando que é preciso observar com atenção as eleições legislativas de domingo (6) na Venezuela. "Esperamos que as eleições se ratifiquem e tragam a democracia e a paz."

    Alan Marques/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 04.12.2015. A presidente Dilma Rousseff recebe o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, em seu gabinete no Palácio do Planalto. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
    A presidente Dilma Rousseff recebe Macri no Palácio do Planalto

    O Brasil é o primeiro país visitado por Macri após sua eleição. A visita já estava marcada quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acatou, na última quarta (2) o pedido de impeachment contra a presidente Dilma.

    Segundo Macri, a anfitriã estava "tranquila" e lhe explicou o que estava acontecendo no país. Para ele, este é um tema que compete ao Brasil.

    "Confio plenamente nas instituições do Brasil. É um país forte, sólido, que conseguiu nas últimas décadas uma consolidação sistemática do sistema democrático", disse Macri a jornalistas.

    Para Macri, a passagem-relâmpago por Brasília serve para "ratificar o afeto, o compromisso, o respeito e a confiança de que temos um futuro melhor juntos". "Temos muito para nos complementar e desafios muito importantes", disse.

    O presidente eleito da Argentina disse que Dilma confirmou a presença em sua posse, no próximo dia 10, e Buenos Aires, e que os devem se reunir bilateralmente na ocasião.

    A presidente Dilma fez ainda um convite para que Macri volte ao Brasil, numa visita de Estado, em breve. A viagem seria uma oportunidade de o argentino vir com uma delegação maior e acompanhado de empresários.

    ESCALAÇÃO

    Do lado brasileiro, participaram da reunião o chanceler Mauro Vieira, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Everton Vargas, e o subsecretário do Itamaraty para América do Sul, Paulo Estivallet de Mesquita.

    Macri estava acompanhado da futura chanceler, Susana Malcorra, de seu chefe de gabinete, Marcos Peña, do futuro assessor de assuntos estratégicos da Casa Rosada, Fulvio Pompeo, e do embaixador da Argentina no Brasil, Luis Maria Kreckler.

    Macri não era a preferência de Dilma para a Casa Rosada, e a presidente chegou a receber, antes das eleições, o então candidato governista Daniel Scioli no Planalto.

    De Brasília, Macri partiu para São Paulo, onde almoçará com mais de cem empresários na Fiesp, e receberá a Ordem do Mérito Industrial São Paulo, que já premiou Cristina Kirchner em 2013.

    Após a escala em São Paulo, o presidente eleito embarca para o Chile.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024