• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 18:49:09 -03

    Eleição na Venezuela chama esquerda à 'profunda reflexão', diz Evo Morales

    MARIANA CARNEIRO
    DE BUENOS AIRES

    07/12/2015 20h30

    Após a vitória da oposição na eleição na Venezuela, neste domingo (6), o presidente boliviano Evo Morales disse que o resultado chama os governos de esquerda da região à uma profunda reflexão.

    "Os resultados devem nos convocar a uma profunda reflexão para ver como devemos defender nossas revoluções democráticas", afirmou Evo, nesta segunda (7), em entrevista coletiva na sede do governo da Bolívia.

    A oposição saiu vitoriosa duas semanas após outro governo alinhado a Maduro, o de Cristina Kirchner, na Argentina, perder a disputa pela presidência para o opositor Mauricio Macri.

    Para Evo, trata-se de uma tentativa de retomar o poder que estava nas mãos de governos "antiimperialistas". "O império não dorme", disse. "O império conspira permanentemente e o que estamos vendo, as agressões econômicas, têm como objetivo que o império possa voltar a ter o controle político de nossa região".

    Morales é presidente da Bolívia desde 2006 e está em campanha para aprovar um quarto mandato consecutivo, que o permitiria governar até 2025. Os bolivianos decidem se a constituição pode ser alterada, permitindo mais uma reeleição, no próximo dia 21 de fevereiro.

    Nesta segunda, o boliviano disse que a "democracia triunfou" na Venezuela, o que demonstra que as instituições "são confiáveis".

    CUBA

    O ditador de Cuba, Raúl Castro, disse ter ouvido "com admiração" as palavras de Nicolás Maduro ao ter reconhecido a perda. "Tenho certeza de que virão novas vitórias da Revolução Bolivariana."

    Para ele, a eleição perdida foi "uma extraordinária batalha" do chavismo e voltou a reiterar o seu apoio ao venezuelano. "Sempre estaremos junto a vocês".

    Com informações de São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024