• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 00:14:14 -03

    paris sob ataque

    França identifica o 3º homem-bomba envolvido no ataque ao Bataclan

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/12/2015 08h38 - Atualizado às 20h34

    A polícia francesa identificou o terceiro homem-bomba responsável pelo ataque à casa de shows Bataclan, onde cerca de 90 pessoas morreram nos atentados de 13 de novembro em Paris, informou nesta quarta (9) o premiê da França, Manuel Valls.

    O premiê não deu detalhes sobre o extremista, mas fontes ligadas à investigação o identificaram como Fued Mohamed Aggad, 23 –francês da região de Estrasburgo, no noroeste do país, perto da fronteira com a Alemanha.

    Segundo essas fontes, Aggad viajou à Síria no fim de 2013 com o irmão mais velho, Karim, e um grupo de amigos. Não estava claro quando o terrorista havia retornado à França, onde Karim está preso.

    "O importante é que a investigação está progredindo, que os cúmplices são encontrados, que prisões acontecem", disse Valls à emissora BMFTV.

    Um policial que investiga o caso disse à agência de notícias Associated Press que as autoridades identificaram o terceiro homem-bomba a partir de mensagem de texto enviada à mãe do extremista.

    Segundo a advogada da família, Françoise Cotta, o SMS recebido pela mãe dizia: "Ele morreu em 13 de novembro com seus irmãos". Horrorizada com a ideia de que o filho pudesse ser um dos terroristas, disse Cotta, ela pediu à advogada que contatasse as autoridades responsáveis.

    Com base em uma amostra de DNA da mãe, a identidade foi confirmada. Ouvido pela imprensa diante de sua casa em Estrasburgo, o pai do terrorista, Said, disse que "teria matado" o filho antes se soubesse o que ele planejava.

    Em Wissembourg, cidade a 70 km de Estrasburgo onde Aggad nasceu, moradores que o conheciam se disseram surpresos com seu envolvimento no crime. "Não posso acreditar que tenha sido ele", declarou o vizinho Yazar Mesut, 46, à agência Reuters.

    AFP
     An unlocated picture posted in 2014 on his facebook account shows Foued Mohamed Aggad, who has been identified as the third bomber involved in the attacks at Paris's Bataclan music hall, police sources said on December 9, 2015. Foued Mohamed Aggad, a 23-year-old man from the eastern French city of Strasbourg, went to Syria with his brother and a group of friends at the end of 2013, according to a source close to the investigation.Ninety people died in the Bataclan attacks on November 13. The two other bombers have been identified as Omar Omar Ismail Mostefai, 29, and 28-year-old Samy Amimour. / AFP / OFF / HO
    Foto publicada em 2014 no Facebook de Aggad

    MAIS SANGRENTO

    O massacre no Bataclan foi o mais sangrento dos ataques a tiros e bombas reivindicados pela milícia radical EI (Estado Islâmico) que deixaram 130 mortos em diferentes pontos da capital francesa.

    Os outros dois terroristas que invadiram a casa de shows com Aggad já haviam sido identificados: Ismail Mostefai, 29, e Samy Amimour, 28, ambos cidadãos franceses moradores da periferia de Paris. Os três morreram no local após o ataque.

    Nesta terça-feira (8), membros da banda de rock californiana Eagles of Death Metal, que tocava no Bataclan durante o ataque, visitaram o local em homenagem às vítimas dos ataques.

    Bataclan - Minuto a minuto

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024