• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 11:19:03 -03

    Angela Merkel é eleita a personalidade do ano pela revista "Time"

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/12/2015 12h26

    Reprodução/Facebook/Time
    A chanceler alemã, Angela Merkel, foi eleita a personalidade do ano de 2015 pela revista "Time"
    A chanceler alemã, Angela Merkel, foi eleita a personalidade do ano de 2015 pela revista "Time"

    A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, foi eleita a personagem de 2015 pela revista americana "Time" devido à influência na manutenção da unidade da Europa e na crise de refugiados.

    Para a revista, Merkel tornou-se "uma peça indispensável" no controle da crise econômica europeia, liderou a resposta ocidental ao presidente Vladimir Putin sobre a crise na Ucrânia e as negociações com a Grécia.

    Mas a crise de refugiados foi o ponto em que houve o maior destaque. "No momento em que a maior parte do mundo estava mais envolvido em um debate furioso sobre segurança e liberdade, a chanceler pediu um grande acordo para a população alemã e, pelo seu exemplo, a todos nós", disse a jornalista Nancy Gibbs.

    A chefe de governo alemã é a primeira mulher personalidade do ano da revista desde 1986, quando a escolhida foi Corazón Aquino, a primeira presidente mulher das Filipinas. Merkel é apenas a quarta mulher escolhida pela "Time".

    Depois de Merkel, a "Time" colocou na sequência como personalidades o líder da milícia radical Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, o magnata e pré-candidato presidencial Donald Trump e o presidente do Irã, Hasan Rowhani.

    Também aparecem na lista o fundador do serviço de transporte Uber, Travis Kalanick, o movimento americano contra a violência policial aos negros Black Lives Matter e a ex-atleta Caitlyn Jenner, que assumiu sua identidade feminina neste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024