• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 09:47:27 -03

    Equador e Suécia assinam acordo para interrogatório de Assange

    DA REUTERS

    13/12/2015 16h20

    Chris Helgren/Reuters
    Wikileaks founder Julian Assange gestures as he speaks from the balcony of Ecuador's embassy, where he is taking refuge as a police officer stands guard beneath, in London in this file picture taken August 19, 2012. The Metropolitan Police have announced they are withdrawing their round the clock guard of the embassy. REUTERS/Chris Helgren ORG XMIT: LON900
    O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres

    Equador e Suécia assinaram um acordo que permite que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, seja interrogado na embaixada do Equador em Londres, onde está há mais de três anos, declarou o governo equatoriano.

    O acordo legal foi assinado na capital do Equador após seis meses de negociações.

    "É, sem dúvida, um instrumento que fortalece as relações bilaterais e facilitará, por exemplo, o cumprimento de questões judiciais como o interrogatório do sr. Assange", disse o ministro das Relações Exteriores em um comunicado neste fim de semana.

    Julian Assange, 44 anos, refugiou-se no edifício da embaixada do Equador em junho de 2012 para evitar a extradição para a Suécia, onde é procurado para interrogatório sob acusações de agressão sexual e estupro de duas mulheres em 2010. O australiano nega as acusações.

    Assange diz que teme ser extraditado para os Estados Unidos pela Suécia, onde corre o risco de ser julgado pela publicação há cinco anos de documentos militares e diplomáticos confidenciais no WikiLeaks, um dos maiores vazamentos de informações da história dos EUA.

    A Grã-Bretanha tem acusado o Equador de impedir o curso da justiça ao permitir que Assange permaneça em sua embaixada em Knightsbridge, na sofisticada área central de Londres.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024