• Mundo

    Monday, 17-Jun-2024 09:56:36 -03

    Agência identifica brasileiro curado por milagre atribuído à Madre Teresa

    DANIELE BELMIRO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

    20/12/2015 18h47

    A agência de notícias italiana Zenit identificou o homem que foi beneficiado pelo segundo milagre à madre Teresa de Calcutá pelo Vaticano.

    Segundo a reportagem da agência católica de notícias, o beneficiado foi o engenheiro paulista Marcilio Haddad Andrino, 42, nascido em Santos e que hoje mora no Rio.

    Nesta sexta (18), o papa Francisco reconheceu o milagre, que permite que a madre seja considerada uma santa.

    "A minha experiência profissional me colocou outras vezes diante de fenômenos difíceis de explicar desde o ponto de vista científico, mas o que aconteceu em 2008 com um engenheiro brasileiro é realmente incrível", diz o neurologista italiano Carlo Jovine, que participou da comissão médica que o Vaticano encarregou de analisar a cura de Marcilio do ponto de vista científico.

    Em dezembro de 2008, Marcilio, então com 35 anos, ficou doente de repente e teve que voltar da lua de mel às pressas para ser internado urgência em Santos, de acordo com a reportagem publicada no sábado (19).

    Segundo o relato do médico no artigo, ele apresentava oito abcessos no cérebro - áreas infeccionadas, por origem bacteriana ou viral, que provocam a destruição dos tecidos e a produção de pus dentro do encéfalo.

    Para a Igreja Católica, houve um milagre porque o engenheiro acordou bem de saúde no hospital, antes da cirurgia, enquanto sua mulher fazia orações intensas para a madre Teresa de Calcutá.

    De acordo com a reportagem, Marcilio hoje dirige, trabalha, tem duas filhas, e é totalmente autônomo e independente. Para Jovine, "não há precedentes". Ele diz que "de um só abcesso cerebral se pode recuperar, mas com oito abcessos e um quadro de hidrocefalia aguda, a porcentagem de óbitos é praticamente 100%".

    Segundo o neurologista, "é necessário concluir que estamos diante de um evento cientificamente inexplicável, que sucedeu de forma decisiva, instantânea, duradoura e total. E isso para a Igreja é o equivalente a um milagre".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024