• Mundo

    Monday, 06-May-2024 00:20:06 -03

    paris sob ataque

    Migração de judeus franceses para Israel bate recorde em 2015

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/12/2015 13h54

    Um número recorde de judeus franceses se mudou para Israel neste ano, de acordo com um funcionário da imigração, devido à violência antissemita e a insegurança econômica na França.

    A França possui a maior população judaica na Europa, que praticamente dobrou de tamanho após a Segunda Guerra e atinge cerca de 550 mil pessoas.

    A comunidade tem sido abalada por um aumento das ameaças de ataques de militantes islâmicos como a invasão a um mercado kosher em janeiro, que terminou com quatro judeus mortos.

    A Agência Judaica, órgão ligado ao governo de Israel que encoraja a imigração, disse que 7.900 judeus franceses foram alocados em Israel em 2015, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

    'Cada um deles ou delas tem suas razões, incluindo a crise econômica, a segurança pessoal, ataques terroristas e, em alguns lugares, uma onda anti-judeus", disse Yigal Palmor, porta-voz da agência.

    Palmor informou que a imigração para Israel atingiu a maior alta em 15 anos em 2015, quando consideradas pessoas vindas de todos os países.

    Cerca de 30 mil pessoas migraram para o país judaico. Boa parte deles veio da Rússia, que enfrenta problemas econômicos, e da Ucrânia, que enfrentou uma guerra civil.

    Etienne Laurent - 12.jan.2015/Efe
    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, visita mercado onde quatro judeus foram mortos em Paris, na França
    O premiê israelense Benjamin Netanyahu visita mercado onde judeus foram mortos em Paris, em janeiro
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024