• Mundo

    Saturday, 18-May-2024 21:23:06 -03

    Tornados e tormentas matam 11 pessoas no Texas

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    27/12/2015 12h18 - Atualizado às 22h18

    Ao menos 11 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas devido a uma série de tornados que atingiu a região da cidade de Dallas, no Texas, na noite de sábado, e cinco morreram em uma enchente em Illinois no domingo (27).

    Os fenômenos elevam para 35 o total de mortos em tornados e tempestades no sul dos EUA desde quarta-feira (23) —as outras vítimas eram de Mississippi, Tennessee, Arkansas e Alabama, onde o corpo de um desaparecido foi encontrado neste domingo.

    Outros eventos climáticos atípicos nos EUA incluem fortes nevascas no Novo México, oeste do Texas e Oklahoma e uma onda de calor incomum para o inverno em Nova York.

    No Texas, o serviço meteorológico afirmou que um tornado EF-4, o segundo mais poderoso na escala, com ventos de mais de 320 km/h, atingiram a cidade de Garland (32km a nordeste de Dallas) –oito pessoas morreram.

    A faixa de destruição se prolongou por 64 quilômetros. O fenômeno destelhou casas e igrejas, arrastou carros, arrancou árvores e provocou a queda da energia elétrica na região. Mais de 600 construções foram afetadas.
    O juiz Clay Jenkins declarou a cidade uma área de desastre após a destruição.

    "Eu não declaro desastres facilmente. Mas olhei para a cena por dez minutos, conversei com as autoridades competentes e então pedi para os advogados trazerem a papelada", disse Jenkins.

    ATÍPICO

    O funcionário do Serviço Meteorológico Nacional Matt Bishop declarou à Associated Press que a proliferação de tornados no norte do Texas acontece "de tempos em tempos" nesta época do ano, "mas certamente não é algo que acontece regularmente".

    Além de Garland, a cidade de Rowlett e o condado de Collin –onde houve três mortes– também foram atingidos. Ao menos 40 pessoas ficaram feridas no Texas.

    No Illinois, as tempestades têm causado enchentes e acidentes rodoviários.

    Cinco pessoas de uma mesma família, incluindo duas crianças, morreram afogados no Estado quando o carro em que estavam saiu da pista durante a chuva e caiu em um córrego próximo.

    ALABAMA

    No Alabama, tornados arrancaram árvores e telhados de casas na sexta-feira, principalmente em Birmingham, a maior cidade deste estado. "Três casas desabaram no dia de Natal" e alguns habitantes precisaram ser ajudados, mas não foram registradas vítimas fatais, declarou à rede CNN o chefe do corpo de bombeiros da cidade, Charles Gordon.

    O governador do Alabama, Robert Bentley, proclamou estado de emergência, uma decisão frequente nos Estados Unidos, que permite desbloquear fundos para enfrentar o desastre.

    Uma medida similar foi tomada em alguns condados de Mississippi e Georgia.

    Mortes por eventos climáticos nos EUA

    O Mississippi foi particularmente afetado pelos tornados e tempestades, com 10 mortos, segundo o novo saldo comunicado pelos serviços de emergência no sábado. Entre as vítimas há um menino de 7 anos, morto no interior de um veículo que virou devido à força do vento. Sessenta pessoas ficaram feridas.

    Seis pessoas morreram neste estado vizinho do Tennessee, três das quais foram encontradas na quinta-feira em um carro arrastado pelas águas, segundo os bombeiros. No Arkansas e no Alabama ao menos outras duas pessoas morrerram, de acordo com meios de comunicação locais.

    Os tornados são frequentes nestas regiões do sul do país, mas não nesta época do ano.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024