• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 08:39:25 -03

    paris sob ataque

    Ataques em Paris foram comandados da Bélgica em tempo real, diz jornal

    DE SÃO PAULO

    30/12/2015 09h35 - Atualizado às 18h48

    Os atentados simultâneos de 13 de novembro em Paris, na França, foram coordenados em tempo real a partir da Bélgica, afirma nesta quarta-feira (30) o jornal francês "Le Monde". Ao menos 130 pessoas morreram.

    O jornal diz ter tido acesso às investigações sobre os ataques, que incluem trocas de mensagens em um celular encontrado em um lixo perto do Bataclan, casa de shows parisiense e cenário do mais sangrento dos atentados.

    Segundo o "Le Monde", um SMS com a frase "Partiram. Comecem" foi o que deu início a ação dos terroristas que invadiram a casa de espetáculos durante o show da banda de rock Eagles of Death Metal e abriram fogo contra os espectadores.

    Às 21h42 do dia 13, quando a mensagem foi enviada, o remetente estava na Bélgica. Ela foi recebida pelos terroristas cerca de dois minutos após o carro estacionar nas redondezas.

    A linha telefônica foi habilitada às 22h24 da noite anterior e desativada logo após a mensagem. Nesse entretempo, foram trocadas 25 mensagens com o aparelho encontrado.

    A análise do celular mostrou também que no dia do ataque, a partir das 14h, foram feitas pesquisas de fotos e mapas detalhados do Bataclan, em seguida da programação da semana e logo depois da frase "Eagles of Death Metal + White Miles au Bataclan".

    O jornal francês afirma ainda que um segundo número de telefone belga manteve contato com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques em Paris. As ligações foram feitas a partir do mesmo lugar de onde a mensagem foi enviada ao aparelho encontrado no lixo.

    Reuters
    Foto sem data de Abdelhamid Abaaoud, que teria organizado os ataques a Paris em 13 de novembro
    Foto sem data de Abdelhamid Abaaoud, que teria organizado os ataques a Paris em 13 de novembro

    Abaaoud foi morto dias depois dos ataques em uma megaoperação da polícia em Saint Denis, ao norte de Paris.

    O jornal diz ainda que a investigação aponta grande quantidade de comunicação entre os responsáveis pelas bombas no estádio Stade de France e nos restaurantes da capital francesa ao longo de todo o dia 13.

    Segundo a publicação, três grupos diferentes foram comandados em tempo real a partir da Bélgica.

    A relação dos atentados com a Bélgica já era conhecida. Abaaoud morava no país e ao menos nove suspeitos de relação com os ataques foram presos em solo belga.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024