• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 18:49:49 -03

    Oposição pede proteção militar para posse de antichavistas na Venezuela

    SAMY ADGHIRNI
    DE CARACAS

    01/01/2016 19h37

    Líderes da aliança opositora venezuelana MUD (Mesa da Unidade Democrática) pediram nesta sexta-feira (1º) às Forças Armadas que protejam a posse da nova maioria antichavista na Assembleia Nacional unicameral na próxima terça-feira (5).

    O pedido surge em meio a ameaças de grupos chavistas armados de tomar a sede do Parlamento no dia de início da nova legislatura.

    REUTERS/Marco Bello
    Julio Borges, um dos favoritos na disputa interna da MUD pela presidência da assembleia
    Julio Borges, um dos favoritos na disputa interna da MUD pela presidência da assembleia

    "Fazemos um chamado público para que cumpram, de novo, seu dever institucional, como garantes da Constituição e da Nação, de proteger o poder Legislativo", escreveu em comunicado o deputado Julio Borges, um dos favoritos na disputa interna da MUD pela presidência da assembleia.

    Borges se referia à tese de que as Forças Armadas tiveram de intervir nos bastidores do dia da eleição, em 6 de dezembro, para impedir que o governo do presidente Nicolás Maduro fizesse algo para sabotar a arrasadora vitória da MUD.

    Outro apelo aos militares foi divulgado no Twitter pelo deputado Henry Ramos Allup, também cotado para chefiar o Legislativo. Ramos Allup se disse seguro de que as Forças Armadas "garantirão a ordem pública na posse constitucional."

    Tuíte Ramos Allup

    MANOBRAS

    Além das ameaças de hostilidade física, o governo também vem recorrendo a manobras institucionais polêmicas para torpedear o novo Legislativo.

    A suprema corte, chavista, proibiu três deputados opositores de tomar posse sob o aparente pretexto de compra de votos.

    O governo também trocou 13 dos 32 juizes da suprema corte por magistrados mais leais. Maduro aprovou, ainda, a criação de um Parlamento Comunal para esvaziar poderes do Legislativo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024