• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 20:01:12 -03

    Filha de líder governista venezuelano, cantora pop é nova cara do chavismo

    SAMY ADGHIRNI
    DE CARACAS

    03/01/2016 02h00

    Reprodução/elaranero.org
    Daniella Cabello, cantora pop venezuelana, é filha do chefe militar e líder chavista Diosdado Cabello
    Daniella Cabello, cantora pop venezuelana, é filha do chefe militar e líder chavista Diosdado Cabello

    Para uns, a cantora pop Daniella Cabello, 23, é uma artista talentosa e carismática que enche de orgulho a juventude venezuelana.

    Para outros, ela não passa de um rostinho bonito a serviço da propaganda chavista.

    Daniella é filha de um dos homens mais temidos e poderosos da Venezuela, o capitão do Exército Diosdado Cabello, aliado de primeira hora do então presidente Hugo Chávez (1999-2013) e figura inamovível do alto governo chavista.

    Fitven - Daniella Cabello

    Diosdado deve entregar na próxima terça-feira a Presidência da Assembleia Nacional à oposição, que venceu com folga o pleito parlamentar de 6 de dezembro.

    Diosdado foi reeleito, mas ninguém espera que ele se contente em ser mero deputado da bancada minoritária. A aposta entre analistas é que ele assumirá algum ministério ou até a vice-presidência da república.

    Invencible - Daniella Cabello

    Críticos dizem que, enquanto Diosdado estiver no governo, a visibilidade de sua filha continuará crescendo na máquina de comunicação política do chavismo.

    Das cinco músicas que Daniella canta desde o início da carreira, em 2014, quatro louvam a ideologia governista. "Invencible" e "Gotas de lluvia", por exemplo, são puro culto à personalidade do "eterno comandante" Chávez. A única canção sem relação com o governo é uma reprise de "Imagine", de John Lennon.

    O show em que ela se apresentou com maior destaque até hoje foi o Suena Caracas, festival anual de música bancado pelo governo chavista.

    Gotas de Lluvia - Daniella Cabello

    Daniella Cabello, que estuda ciência política na Universidade Central da Venezuela, também protagonizou importantes campanhas de relações públicas.

    Em 2015, ela gastou seu inglês fluente mas carregado de sotaque no vídeo "The Truth About Venezuela" (a verdade sobre a Venezuela), peça de propaganda que pretende desmontar supostas mentiras da mídia internacional sobre a situação social e econômica país.

    The Truth About Venezuela

    No ano anterior, a cantora estrelou o clipe de promoção da Feira Internacional de Turismo da Venezuela, superprodução na qual apareceu dançando nos cartões postais do país, incluindo o arquipélago de Los Roques.

    "Apesar do orgulho com meu sobrenome, minha meta é que um dia a as pessoas vejam meu pai na rua e digam: 'lá vem o pai da Daniella"', disse a cantora em recente entrevista.

    REPUTAÇÃO

    Embora faça ocasionalmente caras e bocas insinuantes, a jovem evita carregar na sensualidade, num aparente cuidado com a reputação do clã Cabello.

    Na semana passada, ela postou nas redes sociais fotos de sua sorridente família —pai, mãe (ministra do turismo) e os dois irmãos— ao lado da árvore de Natal na sala de casa, no melhor estilo "gente simples."

    Daniella Cabello - Twitter

    No Natal passado, as fotos postadas por Daniella mostravam Diosdado de avental preparando as tradicionais hallacas, espécie de pamonha recheada que os venezuelanos comem no fim do ano.

    Trabalhar a imagem da família se tornou ainda mais importante após a revelação, no início de 2014, de que a Justiça dos EUA investiga Diosdado por narcotráfico.

    POLÊMICAS

    Detratores atacam Daniella nas redes sociais em represália a algumas atitudes controversas.

    No ano passado, ela assistia a um jogo de beisebol em Caracas quando seus seguranças agrediram e expulsaram do estádio um grupo de torcedores que exibia faixa antigoverno.

    Em outra situação, a cantora bateu boca com uma seguidora no Instagram que a criticou por ostentar produtos de beleza de uma famosa marca dos EUA, numa contradição com o antiamericanismo e a a sintonia com as classes populares pregados pelo pai.

    "Fique com sua inveja que eu continuo curtindo o que é meu", retrucou a cantora.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024