• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 12:47:24 -03

    'El Chapo' foi detido após descoberta de que gravaria filme, diz México

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/01/2016 07h07

    A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou que uma das razões que levaram à captura do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán foi a descoberta de que o criminoso tinha iniciado contatos para rodar um filme sobre sua vida.

    "Um aspecto importante que permitiu precisar sua localização foi a descoberta da intenção de Guzmán Loera de gravar um filme biográfico, para o qual estabeleceu contato com atrizes, atores e produtores", disse a procuradora-geral do México.

    Alfredo Estrella/AFP
    Traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán é conduzido a centro de detenção após ser recapturado na sexta
    Traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán é conduzido a centro de detenção após ser recapturado na sexta

    Arely afirmou que a polícia documentou os encontros dos advogados de El Chapo com esses profissionais.

    A Procuradoria mexicana anunciou na tarde deste sábado (9) que será aberto um processo para decidir sobre a extradição de Chapo para os Estados Unidos, onde ele responde por narcotráfico em diversos Estados. "Com a recaptura de Guzmán Loera, deverá ter início os procedimentos de extradição, em prazo não definido, que incluem as apelações que poderão ser feitas pela defesa."

    Segundo fontes que pediram anonimato à agência Associated Press, o México está disposto a extraditar Chapo para os Estados Unidos, ideia que vinha sendo rejeitada pelas autoridades mexicanas antes da fuga cinematográfica do narcotraficante da prisão em julho de 2015.

    FUGA PELO ESGOTO

    No sábado (9), Arely forneceu novos detalhes da investigação que levou à captura de Chapo.

    Segundo ela, as autoridades haviam localizado o fugitivo em Pueblo Nuevo, no Estado de Durango (norte), em outubro. No entanto, ele conseguiu fugir por uma vala estreita. O criminoso teria sido avistado de um helicóptero, mas não foi abatido porque estava acompanhado de duas mulheres e uma menina.

    "As instituições de segurança intensificaram as ações de inteligência, o que permitiu que soubéssemos, por volta de dezembro, a intenção do criminoso de se transferir para uma área urbana", relatou Arely.

    O monitoramento dos integrantes do círculo próximo de Guzmán permitiu identificar um indivíduo especializado na construção de túneis, que estava realizando obras em diversas casas em Sinaloa e Sonora.

    Efe
    Imagem de Joaquín "El Chapo" Guzmán no momento de sua captura, na cidade de Los Mochis, Sinaloa (México)
    Imagem de Joaquín "El Chapo" Guzmán no momento de sua captura, na cidade de Los Mochis, Sinaloa (México)

    A partir dele, foi possível localizar um domicílio em Los Mochis, no Estado de Sinaloa, sobre o qual se montou uma operação de vigilância durante um mês.

    A partir de 6 de janeiro, foram observados movimentos incomuns, com destaque para a chegada de um veículo na madrugada do dia 7. De acordo com a procuradora-geral, os trabalhos de campo e inteligência confirmaram que Guzmán se encontrava no local.

    Após um planejamento "oportuno e eficaz, iniciou-se uma operação na madrugada de sexta (8), envolvendo forças federais, que foram atacadas com armas de grosso calibre ao chegarem ao local, o que deu origem a um enfrentamento no qual um militar ficou ferido e cinco agressores morreram", afirmou a procuradora-geral. Seis pessoas também foram detidas.

    No entanto, Guzmán conseguiu escapar pelo sistema de esgoto da cidade em companhia de seu chefe de segurança, Jorge Ivan Gastelum Ávila, também conhecido como Orso Ivan Gastelum Cruz, "um criminoso de alta periculosidade que também faz parte dos 122 alvos prioritários" do governo federal.

    Militares da Marinha mexicana perseguiram pelos túneis de esgoto os criminosos, que abriram um bueiro para sair em uma avenida e fugir em veículos, segundo Arely Gómez.

    Graças à denúncia de que automóveis foram roubados nas imediações da área de operação, efetivos das forças federais iniciaram a busca pelos veículos, localizando um deles na estrada Los Mochis-Navojoa, onde os criminosos foram detidos.

    A procuradora-geral indicou que, "com o objetivo de garantir a segurança dos delinquentes e proteger a integridade dos elementos (federais), estes se transferiram (com os detidos) para um motel próximo para esperar por reforços". Foi por isso que, em um primeiro momento, se noticiou que Chapo tinha sido capturado nesse estabelecimento.

    Pouco depois, os detidos foram transferidos ao terminal aéreo de Los Mochis e, de lá, para o aeroporto internacional da Cidade do México.

    "Quero notificá-los que os detidos foram submetidos aos exames necessários para a identificação e avaliação de sua integridade física em matéria de fisionomia, datiloscopia, genética, voz, fotografia, vídeo, grafoscopia e medicina forense", afirmou Arely.

    Em seguida, a procuradora-geral anunciou que Guzmán seria "levado novamente para o Centro Federal de Readaptação Número 1 do Altiplano", no município de Almoloya de Juárez, no Estado do México, próximo da capital do país, de onde fugiu no dia 11 de julho do ano passado.

    Guzmán agora deve extraditado para os EUA e julgado nos EUA por crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, entre outros.

    BILIONÁRIO

    Joaquín Guzmán Loera nasceu em 1957 e começou sua carreira no tráfico de drogas nos anos 1980, trabalhando para Miguel Ángel Félix-Gallardo, então chefe do cartel de Guadalajara. Com a prisão de Gallardo, "El Chapo" deu início à sua própria organização, em Sinaloa, seu Estado natal.

    Capturado em 1993 na Guatemala, o criminoso fugiu da prisão pela primeira vez em 2001, pagando propina para policiais, e passou a dominar o cenário do tráfico no México.

    Sua fortuna fruto do tráfico de drogas já o fez aparecer na lista de bilionários da "Forbes".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024