• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 21:47:23 -03

    Possível saída de físico condenado do Brasil 'resolve problema', diz ministro

    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    14/01/2016 18h50

    O ministro Aloizio Mercadante (Educação) elogiou a intenção do professor franco-argelino Adlène Hicheur de deixar o Brasil. O ministro se pronuncia depois que colegas do físico disseram que ele quer voltar para a França após a repercussão do caso.

    Após cumprir dois anos e sete meses de prisão na França por "associação com criminosos com vistas de planejar um atentado terrorista", o cientista ingressou no país em 2013 e atua como professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

    Reprodução
    Adlene Hicheur, físico franco-argelino condenado por terrorismo na França, é pesquisador da UFRJ
    Adlene Hicheur, físico franco-argelino condenado por terrorismo na França, é pesquisador da UFRJ

    "Devemos reconhecer que é um gesto que contribui e resolve o problema para o Brasil", afirmou o ministro nesta quinta-feira (14).

    Mercadante ainda fez elogios à carreira de Hicheur, e ponderou que o físico tem "um excelente currículo profissional". "Não há nada que o desabone do ponto de vista técnico", disse.

    No início da semana, o ministro afirmou que Hicheur não deveria ter ingressado no país. Hoje, adotou tom mais ameno.

    "Não é fácil a relação entre a democracia, Estado de Direito, direitos e prerrogativas individuais e o terrorismo. A França é um bom exemplo disso", afirmou, em referência aos recentes ataques terroristas em Paris.

    Mercadante argumentou, entretanto, que a "preocupação central" do governo é a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

    "Delegações esportivas de cerca de 200 países estarão no Brasil. [São atletas de] todos esses países que têm tido atentado, guerra civil. E a Olimpíada é um momento de paz".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024