• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 23:07:08 -03

    Em Davos, Macri e Cameron buscam 'nova relação' apesar de Malvinas

    DE SÃO PAULO

    21/01/2016 11h30 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Apesar da disputa sobre as ilhas Malvinas, o recém-empossado presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, reafirmaram seu interesse em dar início a uma novo capítulo nas relações entre os dois países.

    O chefe de Estado argentino e o chefe de governo britânico se reuniram por 30 minutos na manhã desta quinta-feira (21) durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

    Ruben Sprich/Reuters
    British Prime Minister David Cameron (L) speaks with Argentina's President Mauricio Macri as they meet in hotel Belvedere during the annual meeting of the World Economic Forum (WEF) in Davos, Switzerland January 21, 2016. REUTERS/Ruben Sprich ORG XMIT: CVI384
    Mauricio Macri (à dir.) encontra David Cameron em Davos

    Os dois líderes reiteraram as divergências entre seus países com relação à soberania sobre as Malvinas.

    Porém, ao invés da estratégia de tensionamento adotada durante o mandato de Cristina Kirchner, Macri e Cameron reiteraram seu interesse em aprofundar a relação bilateral em outros temas.

    De acordo com o jornal argentino "Clarín", Macri afirmou querer "começar uma relação na qual todos os assuntos sejam postos sobre a mesa, sob um mesmo guarda-chuva".

    No encontro, Cameron disse que reformas econômicas na Argentina são importantes para estimular novos investimentos e aumentar o comércio bilateral.

    De acordo com o gabinete do premiê, os dois discutiram planos de cooperação em áreas como energia, transparência e ciência.

    A agenda de Macri prevê um encontro com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. De acordo com a mídia argentina, eles devem conversar sobre uma possível visita do presidente Barack Obama a Buenos Aires.

    O presidente argentino também deve se reunir nesta terça-feira com os premiês de França, Manuel Valls, e Israel, Binyamin Netanyahu.

    POP NO TWITTER

    tuite

    Queridinho dos mercados, Macri teve sua presença notada em Davos –ao menos por parte dos internautas.

    Nesta quarta-feira (21), Macri foi o segundo participante do Fórum Econômico Mundial com mais menções no Twitter.

    Ele ficou atrás somente de Ian Brammen, CEO da Eurasia Group, quem, durante um painel, fez a previsão de que, em 2050, os oceanos concentrarão mais plástico do que peixes, em peso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024