• Mundo

    Friday, 03-May-2024 23:05:24 -03

    Arábia Saudita diz estar pronta para ação terrestre contra EI na Síria

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/02/2016 19h49

    Um porta-voz militar da Arábia Saudita disse nesta quinta-feira (4) que o reino está pronto para enviar tropas terrestres à Síria para lutar contra o Estado Islâmico se os líderes da coalizão que enfrenta a facção terrorista concordarem com a oferta durante a próxima reunião, em Bruxelas.

    O general Ahmed Asiri disse à agência Associated Press que a Arábia Saudita tem participado em ataques aéreos da coalizão contra o EI desde que começou a campanha liderada pelos EUA começou, em setembro de 2014. Mas agora, informou o general, o país poderia fornecer tropas terrestres.

    Os EUA querem convocar uma reunião entre ministros da Defesa dos países da coalizão para este mês, em Bruxelas.

    "Estamos determinados a lutar e derrotar o Daesh", disse Asiri, usando a sigla árabe para o EI. Ele não entrou em detalhes sobre quantos soldados o reino poderia enviar.

    Andy Rain/Efe
    LO01. LONDRES (GRAN BRETAÑA), 04/02/2016.- El ministro de Finanzas de Arabia Saudita, Ibrahim Abdulaziz Al-Assaf es visto hoy, jueves 4 de febrero de 2016, a su llegada a la conferencia "Apoyando a Siria y la región" en Londres (Gran Bretaña). Gran Bretaña y otros cuatro países albergan la conferencia internacional para donaciones (Alemania, Noruega, Kuwait y las Naciones Unidas), donde esperan recoger cerca de 9 billones de dólares para ayudar a cerca de 13.5 millones en Siria y 4.4 millones de refugiados en los estados vecinos. EFE/ANDY RAIN ORG XMIT: LO01
    O ministro saudita das Finanças, Ibrahim Abdulaziz Al-Assaf, em reunião de apoio à Síria, em Londres

    A Arábia Saudita está profundamente envolvida na guerra civil do Iêmen, onde enfrenta rebeldes xiitas apoiados pelo Irã.

    A Arábia e outros países do golfo Pérsico veem há muito tempo o Irã como uma ameaça regional, e Riad e Teerã apoiam lados opostos nas guerras na Síria e no Iêmen.

    Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que o Departamento não iria comentar imediatamente a questão, mas acrescentou que "em geral, queremos que os membros da coalizão contra o EI procurem maneiras de fazer mais e contribuir mais".

    O anúncio de Asiri veio logo depois que a Rússia disse suspeitar que a Turquia planeja uma invasão militar da Síria.

    O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, general Igor Konashenkov, disse em comunicado que os militares russos têm registrado "um número crescente de sinais de uma preparação escondida das Forças Armadas turcas para ações ativas no território da Síria".

    Ele disse que imagens de um posto de controle na fronteira turco-síria feitas no final de outubro e final de janeiro mostram um acúmulo de infraestrutura de transporte que poderia ser usado para movimentar tropas, munições e armas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024