• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 14:11:03 -03

    eleições nos eua

    Primária de New Hampshire deve revelar quais republicanos desistirão

    PATRÍCIA CAMPOS MELLO
    DE SÃO PAULO

    09/02/2016 02h02

    Além de apontar favoritos para a candidatura do partido Republicano à Casa Branca, a primária de New Hampshire, nesta terça (9), pode determinar quais pré-candidatos sobrarão no páreo.

    O superpopuloso time de republicanos tinha 12 pré-candidatos no início do ano. Depois do caucus de Iowa, dia 1º deste mês, três deles –Rick Santorum, Rand Paul e Mike Huckabee– desistiram.

    Agora, dos nove pré-candidatos remanescentes, muitos dependem de um bom desempenho em New Hampshire para se manter na disputa.

    "Como vimos em Iowa [na primeira prévia partidária], em muitas dessas primárias o mais importante é quem perde, e não quem ganha", diz Sasha Issenberg, autor de "O Laboratório da Vitória: a ciência secreta das campanhas eleitorais vencedoras" e comentarista da Bloomberg.

    "[Os governadores de Ohio e Nova Jersey] John Kasich, Chris Christie e, em menor grau, Jeb Bush são os candidatos que têm mais em jogo, porque, se forem mal, terão muita dificuldade para arrecadar recursos e atrair mídia até a primária da Carolina do Sul [dia 20 de fevereiro]."

    Segundo Issenberg, Christie e Kasich dependem mais de um bom desempenho desta vez, porque, sendo mais moderados que os rivais, não devem ir tão bem nas prévias dos Estados do sul dos EUA, onde o eleitorado é geralmente mais conservador.

    "Além disso, eles têm menos dinheiro e precisam convencer doadores a bancá-los até o início de março, quando começam as primárias em Estados mais moderados."

    Jewel Samad - 6.fev.2016/AFP
    exposure picture shows candidates participating in the Republican Presidential Candidates Debate on February 6, 2016 at St. Anselm's College Institute of Politics in Manchester, New Hampshire. Seven Republicans campaigning to be US president are in a fight for survival in their last debate Saturday before the New Hampshire primary, battling to win over a significant number of undecided voters. / AFP / JEWEL SAMAD
    Foto com múltipla exposição mostra republicanos no debate em New Hampshire no dia 6

    TRUMP, CRUZ E RUBIO

    Na média das pesquisas compiladas pelo site RealClearPolitics, o empresário Donald Trump continua a liderar com folga (29,5%), seguido pelo senador Ted Cruz, (21%) e pelo senador Marco Rubio (17,8%).

    Em seguida vêm o neurocirurgião aposentado Ben Carson (7,8%), o ex-governador da Flórida Jeb Bush (4,3%), Kasich (4%), Christie (2,5%) e a executiva Carly Fiorina (2,5%).

    Com Trump isolado e Cruz logo atrás, a disputa é para determinar quem será o nome do consenso republicano, uma alternativa aos dois candidatos mais radicais.

    Rubio parecia estar caminhando para essa posição após desempenho melhor do que o esperado em Iowa. Mas ele tropeçou no debate de sábado (6), em que foi ridicularizado por Christie por repetir roboticamente frases ensaiadas.

    O deslize trouxe de volta questionamentos sobre seu preparo e experiência.

    Se Rubio não for bem em New Hampshire, Bush e Christie podem ganhar fôlego para se manter na disputa, ao menos até a próxima prévia.

    Em New Hampshire, 40% dos eleitores se declaram independentes (sem preferência partidária), e é possível votar nas prévias de ambos os partidos –por isso os mais moderados têm vantagem.

    Primárias em New Hampshire - Média das pesquisas de intenção de voto (em %)*

    Distribuição por faixa etária - Média nacional imediatamente abaixo, em %

    Distribuição por raça - Média nacional imediatamente abaixo, em %*

    Taxa de pobreza - Média nacional imediatamente abaixo, em %

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024