• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:20:59 -03

    Obama visitará Cuba no próximo mês, diz imprensa

    MARCELO NINIO
    DE WASHINGTON

    18/02/2016 00h48

    Barack Obama irá a Cuba no próximo mês, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar o país em mais de 80 anos. A informação foi noticiada por vários veículos de imprensa do país, com base em fontes do governo. O anúncio oficial será feito nesta quinta-feira (19), segundo a CNN.

    A ida a Cuba faz parte de uma viagem que Obama realizará pela América Latina no mês que vem, ainda não comunicada oficialmente pela Casa Branca.

    Evan Vucci-12.fev.16/AFP
    O presidente Barack Obama faz seu último discurso do Estado da União, na noite de terça (12); atrás dele, o vice Joe Biden e o presidente da Câmara dos EUA, Paul Ryan
    Obama faz discurso do Estado da União; atrás, o vice Joe Biden e o presidente da Câmara, Paul Ryan

    O presidente havia deixado claro que sua visita a Cuba seria um desdobramento natural da reaproximação entre os dois países, iniciada no fim de 2014. Em entrevista há poucos meses, Obama confirmou o desejo, mas disse que só iria se pudesse falar com opositores do regime.

    Após mais de 50 anos de rompimento, as embaixadas foram reabertas, algumas barreiras econômicas foram removidas e os países assinaram um acordo nesta semana para retomar os voos comerciais.

    Sem conseguir convencer o Congresso a suspender o embargo econômico a Cuba, Obama dribla o Legislativo com ordens executivas e busca consolidar a reaproximação com Havana como um dos legados irrevogáveis de seu governo.

    Opositores da administração de Obama argumentam que a reaproximação com Cuba endossaria um governo antidemocrático e violador dos direitos humanos.

    Informado ao vivo sobre a notícia enquanto participava de um debate na TV, Marco Rubio, pré-candidato republicano à Casa Branca, atacou a política do presidente, por não condicionar a reaproximação à abertura do regime de Havana.

    Filho de cubanos, ele considera a política de Obama um fracasso. "Hoje, um ano e dois meses depois da abertura a Cuba, o regime continua mais repressivo do que nunca, mas agora tem acesso a milhões, talvez bilhões de dólares a que antes não tinham".

    O único presidente dos EUA a visitar Cuba enquanto ocupava o cargo foi Calvin Coolidge, em janeiro de 1928. Jimmy Carter esteve na ilha em 2011, quando já era ex-presidente.

    Para Obama a retomada das relações com Cuba é reflexo de uma política externa baseada na amenização das hostilidades com inimigos históricos.

    No mês passado, Washington revogou as sanções econômicas impostas ao Irã após cumprimento do acordo nuclear estabelecido com o país.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024