• Mundo

    Wednesday, 15-May-2024 14:12:43 -03

    Hollande diz a Macri que facilitará crédito a franceses na Argentina

    LUCIANA DYNIEWICZ
    DE BUENOS AIRES

    24/02/2016 22h19

    Martin Zabala/Xinhua
    (160224) -- BUENOS AIRES, Feb. 24, 2016 (Xinhua) -- Argentina's President Mauricio Macri (R) greets his French counterpart Francois Hollande, during the signing agreements act in the White Room of Casa Rosada in Buenos Aires city, capital of Argentina, on Feb. 24, 2016. Hollande is on a two-day official visit to Argentina. (Xinhua/Martin Zabala) (jg) (ah)
    O presidente argentino, Mauricio Macri, cumprimenta o francês François Hollande, na Casa Rosada

    O presidente da França, François Hollande, se reuniu nesta quarta-feira (24) em Buenos Aires com o presidente argentino, Mauricio Macri.

    Hollande foi o segundo chefe de governo que o novo mandatário da Argentina recebeu desde sua posse, em 10 de dezembro de 2015. Há oito dias, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, também passou pela Casa Rosada.

    Com Hollande, Macri conversou sobre cooperação na área de segurança, principalmente no combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Também discutiu formas de aumentar a relação comercial entre os países -o francês veio acompanhado de cerca de 30 executivos de grandes empresas.

    Hollande afirmou que seu governo facilitará a concessão de crédito para companhias francesas instaladas no país. "Queremos ajudar a Argentina na sua reincorporação no mercado financeiro global e esperamos que logo consigam uma solução para a gestão da dívida soberana", acrescentou.

    Os dirigentes ainda assinaram 27 acordos bilaterais nas áreas de cultura, ciência, energia nuclear e agronegócios.

    Hollande prestará uma homenagem nesta quinta-feira (25) às vítimas da ditadura argentina e se encontrará com representantes da associação das Avós da Praça de Maio. Em seguida, segue para o Uruguai —ele já passou pelo Peru. Com a viagem, pretende aproximar a França (que está em estado de "emergência econômica") da América do Sul.

    O último chefe de Estado francês que esteve na Argentina havia sido Jacques Chirac, em 1997.

    No próximo mês, Macri receberá o presidente americano, Barack Obama. Os encontros com chefes de governo fazem parte do projeto do argentino de voltar a se relacionar com as grandes potências globais e atrair capital estrangeiro.

    Nos últimos 12 anos, a Argentina foi governada por Néstor e Cristina Kirchner, que se afastaram —principalmente Cristina— dos Estados Unidos e da Europa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024