• Mundo

    Friday, 17-May-2024 04:55:12 -03

    eleições nos eua

    Comediante Louis C.K. manda e-mail a fãs comparando Trump a Hitler

    DE SÃO PAULO

    07/03/2016 18h29

    O comediante Louis C.K., um dos mais bem pagos dos EUA, segundo a revista "Forbes", surpreendeu seus fãs neste fim de semana com um e-mail exortando-os a votar em qualquer pessoa "menos Donald Trump".

    C.K, autor da série "Louie" e conhecido dos palcos de stand-up americanos, usou seu extenso mailing para anunciar um novo episódio de sua série atual, "Horace and Pete", e enxovalhar o milionário que lidera a disputa pela candidatura republicana à Casa Branca.

    Sean Rayford/AFP
    O pré-candidato republicano Donald Trump durante evento de campanha em Concord, Carolina do Norte
    O pré-candidato republicano Donald Trump durante evento de campanha em Concord, Carolina do Norte

    "Por favor, parem de votar em Trump", escreve C.K. na mala-direta, que se estende por mais de 20 parágrafos a respeito do egocentrismo e das tendências autocráticas do empresário, exemplificadas com frases do próprio.

    "Foi engraçado por um instante. Mas esse cara é Hitler. Com isso, quero dizer que nós estamos sendo a Alemanha nos anos 30. Você acha que eles perceberam a merda que aconteceria? Hitler era só um cara engraçado e novo com um penteado engraçado capaz de dizer qualquer coisa."

    O humorista afirma então que simpatiza com ambos os pré-candidatos democratas —Hillary Clinton e Bernie Sanders—, mas que acha que Barack Obama deveria ser sucedido por um conservador.

    "Não sou um grande apreciador da agenda conservadora, mas tivemos Obama por oito anos e há necessidade de equilíbrio", escreve, sugerindo o governador conservador John Kasich como "uma escolha mais saudável".

    Celebridades têm sido eloquentes em sua defesa de outros candidatos que não Trump —o milionário tem provocado reações agressivas da cúpula de seu partido e amealhou até agora apenas o apoio da ex-candidata a vice republicana Sarah Palin e do governador de Nova Jersey, Chris Christie.

    Divulgação
    Legenda: Cena do seriado â€Horace and Pete', do comediante Louis C.K. Crédito: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Aidy Bryant, Steve Buscemi e Louis C.K. em cena de 'Horace and Pete', dirigida e escrita por Louis C.K.

    No fim de semana, o ator e ex-governador (republicano) da Califórnia Arnold Schwarzzenegger declarou apoio a Kasich, o mais moderado dos quatro republicanos que restam na disputa (os outros dois são os senadores Ted Cruz e Marco Rubio).

    Até agora, Trump lidera as prévias estaduais para conquistar a candidatura republicana, mas obteve, nas 20 rodadas até aqui, apenas 384 dos 1.237 votos de delegados partidários para se consagrar candidato, contra 300 de Cruz, 151 de Rubio e 37 de Kasich (os rivais somam 488).

    É uma margem pequena se comparada com a de Hillary Clinton, que já cobriu quase metade da meta para se eleger e tem mais do que o dobro dos votos do rival, Sanders.

    Prévia da Eleição nos EUA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024