• Mundo

    Wednesday, 15-May-2024 12:27:25 -03

    Oposição venezuelana vai convocar referendo para tirar Maduro do poder

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    08/03/2016 13h16

    A coalizão opositora da Venezuela convocou um protesto para o próximo sábado (12) para dar início à sua estratégia de pressão popular e legislativa pela saída do presidente Nicolás Maduro, lançada nesta terça-feira (8).

    Segundo o secretário-executivo da Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, serão usadas três frentes para conseguir a saída do mandatário ainda em 2016.

    Marco Bello-8.jan.16/Reuters
    Jesús Torrealba, secretário da coalizão de oposição ao governo venezuelano, em conferência
    Jesús Torrealba, secretário da coalizão de oposição ao governo venezuelano, em conferência

    "Não só vamos mudar o presidente, mas o governo. A Unidade tomou a decisão unânime de aplicar todos os mecanismos de mudança", disse.

    Nos próximos dias, a oposição reforçará a convocação de protestos contra o presidente. A intenção é fazer pressão nas ruas pela renúncia de Maduro, por um lado, e conseguir as assinaturas necessárias para aprovar um referendo que revogue o mandato do chavista.

    Na Assembleia Nacional, a estratégia será usar a maioria obtida desde janeiro para aprovar uma emenda constitucional que encurte o mandato de Maduro, que deveria terminar em 2019, e antecipe as eleições presidenciais para este ano.

    Apesar da maioria parlamentar, juristas afirmam que esses mecanismos precisarão passar pelo crivo do Tribunal Supremo de Justiça, que vem derrubando ações da oposição.

    MINEIROS

    Nesta terça, Maduro anunciou a criação de uma zona militarizada na região mineira do Estado de Bolívar. A medida é uma resposta ao desaparecimento de 28 garimpeiros que, segundo testemunhas, foram mortos por criminosos em jazidas de ouro da região.

    Ele atribuiu a ação a paramilitares. O defensor do povo, Tarek William Saab, disse que a polícia prendeu suspeitos do crime, mas não deu detalhes.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024