• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 00:33:55 -03

    Eslovênia e Sérvia fecham fronteiras para passagem de refugiados

    JULIANO MACHADO
    DE BERLIM

    08/03/2016 19h36

    Os governos da Eslovênia e da Sérvia informaram nesta terça-feira (8) que fecharão suas fronteiras para a passagem de refugiados.

    A medida deverá sufocar ainda mais o intenso fluxo migratório que vem sendo registrado na chamada rota dos Bálcãs. Ao longo do ano passado, cerca de 1 milhão de pessoas cruzaram os países da região rumo à Europa central.

    A partir da 0h desta quarta (20h de terça em Brasília), as autoridades eslovenas só aceitarão a entrada de pessoas com documentos válidos e que tenham pedido de asilo no país.

    O premiê esloveno, Miro Cerar, disse que manterá o compromisso de receber 863 refugiados pelo sistema de cotas criado pela União Europeia, mas afirmou que planeja conceder asilo para apenas 40 a 50 refugiados por mês.

    A decisão eslovena gerou reação imediata da Sérvia, que pouco depois anunciou a adoção de controle semelhante de suas fronteiras ao sul, com Macedônia e Bulgária.

    As medidas são um golpe duro para a chanceler alemã, Angela Merkel, que buscava uma negociação conjunta sobre as fronteiras dos países balcânicos.

    Ela conseguiu tirar o termo "fechamento" da rota dos Bálcãs na versão final da declaração de líderes europeus após a cúpula extraordinária sobre refugiados, na última segunda-feira (7), em Bruxelas.

    No fim, o texto diz que o "fluxo irregular de migrantes pela rota dos Bálcãs ocidentais chegou agora ao fim".

    Merkel defendia uma maior discussão entre os países-membros da UE em novo encontro do bloco marcado para os dias 17 e 18, mas as decisões unilaterais de Eslovênia e Sérvia comprometem a busca de uma política comum.

    A situação mais dramática na região ocorre na fronteira entre Grécia e Macedônia, bloqueada pelo governo macedônio. Ao menos 10 mil pessoas estão retidas na área fronteiriça, do lado grego, em condições precárias.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024