• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 19:56:00 -03

    Coreia do Norte diz ter miniaturizado ogivas nucleares para caber em mísseis

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    08/03/2016 21h30

    O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou nesta quarta-feira (noite de terça no Brasil) que o país conseguiu miniaturizar uma ogiva nuclear. A declaração foi publicada pela agência de notícias estatal KCNA.

    Se confirmada a informação, será a primeira vez que o país obtém a tecnologia, que permite o lançamento da bomba atômica em um míssil. Pyongyang ameaçou diversas vezes atacar os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

    AFP/4.mar.2016
    O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, visita militares durante lançamento de míssil em 4 de março
    O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, visita militares durante lançamento de míssil em 4 de março

    Segundo a agência, Kim fez o anúncio em visita a instalações atômicas do país. "As ogivas foram padronizadas para se encaixarem em mísseis balísticos. Isto pode ser chamado de um verdadeiro preventivo nuclear", disse o ditador.

    Os mísseis balísticos usam a mesma tecnologia dos foguetes, como o lançado pelos norte-coreanos em fevereiro. Um mês antes, o país realizou um teste nuclear que, segundo o regime norte-coreano, era com uma bomba de hidrogênio.

    Os dois exercícios foram punidos pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), após pressão dos EUA e de outros membros permanentes do grupo. As sanções foram as mais duras em 20 anos e aumentaram o isolamento do país comunista.

    Analistas ocidentais, porém, consideram os anúncios mais retóricos que reais. Eles consideram pouco provável que o país comunista tenha capacidade tanto de produzir bombas de hidrogênio quanto de miniaturizar ogivas.

    Os Estados Unidos e a Coreia do Sul ainda não comentaram sobre o novo anúncio. Na semana passada, Kim Jong-un ordenou que os militares preparassem as bombas para serem usadas contra os dois inimigos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024