• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:01:11 -03

    Comício de Trump é cancelado após tensão entre apoiadores e críticos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/03/2016 22h33 - Atualizado às 00h41

    A polarização gerada entre o eleitorado republicano diante da liderança do magnata Donald Trump na disputa pela candidatura do partido assumiu na noite desta sexta-feira (11), em Chicago, sua expressão mais violenta.

    Um comício de Trump foi cancelado após um confronto entre apoiadores e críticos do pré-candidato. Até o fim da noite desta sexta (11), não havia informação sobre feridos.

    Milhares de pessoas, entre eleitores do magnata e pessoas contrárias a ele lotavam o ginásio onde ocorreria o ato, na Universidade de Illinois.

    Imagens de TV mostram uma tensão crescente na plateia, com os dois grupos trocando ofensas.

    Após meia hora de atraso, a campanha de Trump anunciou que o comício seria adiado por razões de segurança, sem informar uma nova data para o evento.

    Os manifestantes contrários a Trump logo celebraram a decisão, o que levou a um novo enfrentamento, desta vez com integrantes dos grupos se empurrando e rasgando faixas e cartazes.

    Eufóricos, os opositores a Trump gritavam frases como "Paramos Trump!" e "Racistas, vão para casa!". Gritos de apoio ao pré-candidato democrata Bernie Sanders também foram ouvidos.

    Em entrevista por telefone à rede NBC, o pré-candidato afirmou que "não queria ver pessoas machucadas ou pior [que isso]".

    Para o pré-candidato, as críticas enfrentadas na universidade não são uma objeção às suas políticas, mas um mal-estar generalizado, principalmente entre pessoas desempregadas.

    "É raiva no país", disse na entrevista. "Não acho que seja direcionada a mim. É algo que tem acontecido há anos."

    No entanto, a retórica agressiva de Trump contra imigrantes ilegais e muçulmanos tem gerado reações de repúdio que crescem proporcionalmente a seu avanço na disputa pela candidatura. O magnata lidera a corrida.

    O episódio desta sexta (11) foi o segundo enfrentamento ocorrido só nesta semana. Na última quarta (9), um homem branco que participava de um comício em Fayetteville, na Carolina do Norte, foi preso após dar um soco na cara de um manifestante negro.

    A agressão aconteceu enquanto o grupo que protestava contra o pré-candidato republicano era retirado do ginásio do evento. Quase na saída, o aposentado John McGraw atingiu Rakeem Jones, 26, que era carregado por seguranças.

    PEDIDO

    Dezenas de funcionários da universidade tinham pedido o cancelamento do comício dias antes, alegando preocupação de que o ato criaria um "ambiente hostil e fisicamente perigoso" para os alunos.

    Segundo a campanha do magnata, a decisão de suspender o evento foi tomada após Trump se reunir com autoridades de segurança locais.

    O protesto desta sexta havia sido combinado por e-mails e mensagens trocadas entre grupos. "Estou feliz, estou em paz porque nos juntamos em um coletivo", disse Nathaniel Lewis, 25, estudante de mestrado e um dos organizadores do protesto.

    "Trump representa tudo que a América não é, tudo o que Chicago não é", disse o estudante Kamran Siddiqui, 20.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024