• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 10:18:54 -03

    Obama promete a dissidentes discutir direitos humanos com Raúl Castro

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/03/2016 19h44

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu aos dissidentes cubanos que tocará na questão de direitos humanos no encontro que terá com o ditador Raúl Castro durante a visita à ilha, entre 20 e 22 de março.

    Em carta escrita na última quinta (10), o mandatário defendeu a retomada das relações com Cuba, criticada por grupos opositores ao regime devido à repressão a protestos e ao cerceamento da liberdade de imprensa.

    Anthony Behar/Xinhua
    Barack Obama e Raúl Castro se reúnem na sede da ONU, em Nova York, em setembro passado
    Barack Obama e Raúl Castro se reúnem na sede da ONU, em Nova York, em setembro passado

    Acenando aos dissidentes cubanos, ele saudou o trabalho das Damas de Branco, que chamou de "uma inspiração para movimentos de direitos humanos de todo o mundo". O grupo protesta toda a semana contra os irmãos Castro.

    "Nós levamos muito a sério as preocupações que vocês nos externaram. Vou tocar neste assunto diretamente com o presidente [Raúl] Castro", disse Obama, na carta lida pela líder das Damas de Branco, Berta Soler.

    Segundo membros do governo americano, a carta foi entregue em Miami a uma integrante do grupo. Soler agradeceu Obama, mas manteve a crítica à abertura por não exigir nenhuma contrapartida do regime comunista.

    A leitura da carta neste domingo (13) ocorreu antes de uma manifestação que, a exemplo de protestos anteriores, foi reprimida pelo regime. Pelo menos 24 pessoas foram detidas e levadas a delegacias de polícia.

    A questão dos dissidentes deverá ser um dos temas sensíveis a serem tocados durante a visita à ilha. O regime pedirá o fim do embargo e a retomada do território de Guantánamo, que dependem da aprovação do Congresso dos EUA.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024